UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Sajug: Reunião abre os trabalhos do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita

Publicado em: 14/03/2019 às 17:00

Projeto de extensão do curso de Direito, há 15 anos atende comunidade carente de Francisco Beltrão e cidades da região

Encontro reúne estagiários e profissionais do projeto de extensão do curso de Direito

Implantado em 2004, o projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, está completando 15 anos de atividades. Para dar início aos trabalhos de 2019, uma reunião foi realizada no final do mês passado, com a participação dos profissionais e estudantes que vão fazer estágio no escritório modelo do projeto Núcleo de Prática Jurídica (em 28/2).

“A reunião foi importante para entendermos os principais procedimentos que devemos adotar no estágio. E atuar em prol daqueles que precisam fazendo o que gostamos traz muito aprendizado e, principalmente, satisfação de dever cumprido”, conta a estudante Rosangela Trevizol, estagiária da 5ª série.

O Sajug possui como objetivo propiciar aos acadêmicos a realização do estágio de prática jurídica real, bem como o atendimento jurídico gratuito à comunidade carente. Todas as demandas são elaboradas e protocoladas pelos acadêmicos vinculados à disciplina de estágio real obrigatório do 4º e 5º anos. O trabalho é supervisionado pelos professores e responsáveis técnicos (advogados) atuantes neste órgão.

A coordenadora do projeto, professora Luceli Donatti, ressalta a importância da existência do Sajug não só para a comunidade, mas para os acadêmicos, professores supervisores e advogadas prestadoras, como forma de fixação e humanização dos conhecimentos científicos adquiridos e praticados.

“A análise aos critérios para o atendimento gratuito pelo escritório modelo é rigorosa, levando em consideração, especialmente, a renda econômica auferida pelo beneficiário”, explica, enfatizando que o Sagug atua no Jurisdicionado Estadual (Comarca de Francisco Beltrão), estendendo os atendimentos para 27 municípios da região Sudoeste do Estado.

Atendimentos

Os atendimentos no Sagug já começaram. Dentre os serviços oferecidos destacam-se: guarda de filhos, pedido de pensão alimentícia, divórcio, opções de nacionalidade, ação de concessão de medicamentos, pedido de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade rural, salário-maternidade, investigação de paternidade e adoção.

Serviço

O Sajug atende em endereço próprio, anexo à Unipar, na Travessa Vergílio Serraglio, n° 1881, bairro Industrial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Agendamentos pelos telefones (46) 3520-2830 e 3520-2800 – Ramal 1269.

Redes sociais>