UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Especialidades na veterinária: Unipar realiza cerca de 300 cirurgias ortopédicas por ano

Publicado em: 01/03/2019 às 15:00

Aparelhagem moderna e professores experientes permitem que a maioria dos trabalhos alcance pleno sucesso

Além de aula prática, as cirurgias realizadas no Hospital Veterinário da Unipar colaboram para o bem-estar dos pets da região
Professor é auxiliado por acadêmica: chance de ampliar e praticar conhecimentos redobrada
Aula prática: acadêmicos do quinto ano participam ativamente dos trabalhos
Acadêmicos assistem à cirurgia: entre eles estão inclusive alunos do primeiro ano do curso
Acadêmicos assistem à cirurgia: entre eles estão inclusive alunos do primeiro ano do curso
Professor Giani, que é especialista em Ortopedia Veterinária
Trabalho delicado: procedimentos exigem muita responsabilidade e habilidade técnica
Anestesiologista, professor Salviano, acompanha a cirurgia
Anestesiologista, professor Salviano, acompanha a cirurgia
Instrumentos utilizados: igual em humanos, tudo tem que ser bem cuidado
Diagnóstico por imagem: recursos modernos garantem qualidade nos serviços prestados pelo Hospital Veterinário da Unipar
Diuly na antessala do centro cirúrgico: no olhar, desejo de se livrar da dor
Diuly em preparação para a cirurgia: luxação de fêmur foi a causa do atendimento
Diuly em preparação para a cirurgia: luxação de fêmur foi a causa do atendimento
Diuly em preparação para a cirurgia: luxação de fêmur foi a causa do atendimento

Nos últimos vinte anos, as especialidades revolucionaram o atendimento na área da Medicina Veterinária. Para garantir o bem-estar dos animais, a previsão é a de que a ciência prospere neste sentido, ainda mais.

A Universidade Paranaense – Unipar acompanha essa tendência, inserindo na grade já da graduação em Medicina Veterinária disciplinas que tratam do tema [ortopedia, odontologia, dermatologia, entre outras] e oferecendo cursos de especialização em diferentes áreas. Uma delas é a ortopedia.

Além das aulas práticas, os acadêmicos têm a oportunidade de assistir às cirurgias que são realizadas com frequência. Anualmente são cerca de 300, a maioria em cães e gatos, mas animais selvagens, pets exóticos e grandes animais também fazem parte do cadastro de atendimento ortopédico do HV da Unipar.

A cachorrinha Diuly foi uma das atendidas nesta semana, por causa de uma luxação no fêmur. Depois de passar pela consulta e pelos exames de raio X, foi submetida a uma cefalectomia, ou seja, à cirurgia de amputação de cabeça de fêmur. Se tudo correr bem na fase de recuperação, Diuly terá de volta sua capacidade de mobilidade, sem dor.

Nesta semana, as equipes do HV também atenderam a Mel, uma poodle que fraturou a mandíbula. Esta foi bem mais complexa e de longa duração: cerca de duas horas para juntar as partes quebradas do osso com placas e parafusos, exatamente como acontece em cirurgia de humanos.

Acadêmicos de Medicina Veterinária, inclusive do primeiro ano do curso, e também de outras instituições assistem às cirurgias. Alguns se propõem a ajudar o cirurgião, que explica tudo, passo a passo. Ele também tira as dúvidas dos alunos, ressaltando o grau de responsabilidade que um trabalho como este requer.

“A disciplina de Ortopedia na grade da graduação é um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Unipar; nosso aluno tem a chance de expandir os conhecimentos e praticá-los”, salienta o professor Giani Lourenço Augusto, que atendeu Mel e Diuly.

Ele conta que o HV da Unipar disponibiliza recursos modernos para a realização de um trabalho de alto nível técnico e seguro. “Atualmente vemos que os tutores de animais investem o que for preciso, tanto em prevenção quanto em tratamentos curativos, para que seus mascotes possam levar uma vida saudável. O melhor é que temos tecnologia para isso e médicos veterinários cada vez mais interessados em se especializarem”, argumenta.

No HV, é bom destacar também que toda cirurgia recebe monitoramento contínuo do anestesiologista, que usa recursos modernos para isso. Nessas cirurgias, quem comandou a operação foi o professor doutor Salviano Tramontin Belettini. Tanto ele quanto o cirurgião são professores experientes, que imprimem neste ofício, além de conhecimento, muito amor.

Especialização

Falando em especialidades, além da pós-graduação em ‘Ortopedia em cães, gatos e pets exóticos’, a Unipar oferece os cursos de especialização em ‘Clínica e reprodução de bovinos’, ‘Clínica de animais de estimação’, ‘Dermatologia em cães, gatos e pets exóticos’, ‘Medicina em felídeos’ e ‘Vigilância sanitária e epidemiologia em saúde’. Todos regulamentados pelo Ministério da Educação, e com professores mestres e doutores, na sua maioria. Egressos da Unipar têm desconto especial. É só conferir na página de pós-graduação deste site.

Redes sociais>