UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Arquitetura e Urbanismo: Acadêmica tem TCC premiado no ArchDaily

Publicado em: 12/02/2019 às 15:00

Projeto de Talita Caroline de Souza foi um dos 30 selecionados entre 466 trabalhos postados

Talita com o professor Rodrigo da Silva, orientador do projeto, e a banca do TCC, formada pela professora Wanda Bononi e a arquiteta Michelle Faura
Projeto desenvolvido pela egressa Talita Caroline de Souza e selecionado pelo ArchDaily
Projeto desenvolvido pela egressa Talita Caroline de Souza e selecionado pelo ArchDaily
Talita apresenta o projeto aos vereadores na Câmara Municipal de Umuarama

O ArchDaily, site de arquitetura mais visitado do mundo, todos os anos realiza uma chamada de trabalhos finais de graduação (TCC) dos leitores de países de língua portuguesa, com o objetivo de compartilhar projetos interessantes e que inspirem debates universais.

A egressa Talita Caroline de Souza, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, postou o seu TCC e foi uma das selecionadas entre os 466 projetos de várias cidades do Brasil e exterior. Em relação aos nacionais, ficou entre os 30 classificados.

O trabalho intitulado ‘Uma expressão arquitetônica sobre a reconciliação do homem com a casa’, orientado pelo professor Rodrigo da Silva Rodrigues, consiste na exploração de um espaço significativo na arquitetura, sendo o escolhido um abrigo transitório para moradores de rua em Umuarama.

Talita conta que a proposta foi motivada pela busca em oferecer, pelos conceitos e técnicas da arquitetura, melhoria na qualidade de vida de pessoas, cujas necessidades fogem do alcance de uma solução temporária para seus problemas domésticos e alimentares.

“Tinha em mente projetar um abrigo digno para moradores de rua, como uma casa de transição, onde o usuário fosse capaz de se lembrar quem ele é, qual seu propósito e direção, enquanto também participa de uma comunidade saudável e frutífera”, explica a egressa.

Ela conta que foi recompensador ter seu projeto classificado e acredita que isso venha a se tornar grande oportunidade de aproximar a discussão arquitetônica a respeito desse tema e abordá-la no contexto social.

“O dilema é que esses abrigos são pensados de modo puramente prático, enquanto a percepção do usuário em relação ao local raramente é considerada. Por esta razão, o projeto concentra-se na ideia de como criar um abrigo, ao invés de focar na sensação negativa da falta de moradia”, argumenta Talita.

A coordenadora do curso, professora Paula Gomes, comemora a conquista: “É uma honra para o nosso curso testemunhar uma premiação tão relevante! A acadêmica Talita sempre demostrou comprometimento na aprendizagem e consequentemente desenvolveu um projeto coerente com sua função, com muitos significados sensíveis. É gratificante ver esse projeto ser reconhecido entre tantos outros grandes trabalhos”.

O TCC de Talita também foi contemplado com ‘Votos de Aplausos’ da Câmara de Vereadores de Umuarama, assim como os trabalhos dos egressos Paulo Henrique de Lima Ferreira e Vinícios Alves Cheron, orientados pelos professores Rodrigo da Silva Rodrigues e Anne Lisa Davies.

Redes sociais>