UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Inscrições abertas para mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

Publicado em: 07/02/2019 às 15:00

Para pesquisas, curso dispõe de laboratórios de ponta e um Horto Medicinal de trinta mil metros quadrados de área, onde são cultivadas cerca de 400 espécies

Horto Medicinal da Unipar vai dar suporte às atividades práticas e de pesquisa

A Universidade Paranaense continua em ritmo acelerado com sua campanha de pós-graduação 2019. Na modalidade stricto sensu, um dos seis cursos ofertados é o Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. As aulas acontecem na Unidade de Umuarama e as inscrições podem ser feitas no site da Unipar, no link da pós-graduação. Os interessados têm até o dia 21 de fevereiro para se inscrever

Recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o mestrado vem sendo visto como uma excelente chance para os profissionais da saúde e áreas afins ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos. Inaugurado em 2016, já diplomou 11 mestres.

Com apenas 10 vagas, o programa segue duas linhas de pesquisa: Planejamento, produção e processamento de plantas medicinais e fitoterápicos e Prospecção etnofarmacológica e avaliação da eficácia e segurança na utilização de plantas medicinais e fitoterápicos.

Um dos objetivos do programa é fornecer conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionados à Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Outro diferencial do mestrado é sua grade curricular diversificada, com a realização de trabalhos práticos desenvolvidos em laboratórios e em campo, além das atividades extracurriculares. Quanto ao corpo docente, um grupo de doutores e pós-doutores conceituados e com larga experiência na docência e na pesquisa científica vai compartilhar seus conhecimentos com os mestrandos.

Para dar suporte às atividades práticas, além de laboratórios modernos, os mestrandos poderão usufruir de um horto medicinal, que é referência no Paraná: possui mais de trinta mil metros quadrados de área, onde são cultivadas cerca de 400 espécies (incluindo aromáticas).

De acordo com o coordenador do curso, professor Emerson Botelho, até o final do mestrado o aluno deverá estar apto a solucionar problemas de forma inovadora, atualizando e ampliando os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, com o objetivo de contribuir com a sociedade civil, o setor produtivo e, principalmente, o Sistema Público de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621 2885 – ramais 1350 e 1285 ou pelo e-mail emerson@unipar.br.

Redes sociais>