UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Ex-aluna é premiada em Mostra de Arquitetura da AEAC

Publicado em: 06/10/2010 às 16:50

Vanessa Carraro apresentou trabalho feito para o Instituto de Artes Marciais. Além de arquiteta e urbanista, ela é campeã brasileira de kung fu

A arquiteta Vanessa Carraro é premiada pela AEAC

A ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – UNIPAR, Vanessa Carraro, foi destaque da 1ª Mostra de Arquitetura de Cascavel. A exposição foi promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, em parceria com instituições de ensino superior.

Seis trabalhos foram apresentados. A primeira etapa aconteceu no Shopping JL e a segunda na sede administrativa da AEAC. A premiação resultou de voto popular, por intermédio de urna colocada no Shopping e avaliação do júri, composto pelas arquitetas Zenaide Basso, da Sociedade de Arquitetura de Cascavel, Ingrid Bishoff, do Crea-PR e Margarete Rech, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo.

Vanessa Carraro venceu com trabalho do Instituto de Artes Marciais. Ela conta que o Instituto Marcial Fu Shou Lu teve sua concepção sustentado pelo conceito chinês da vida em sua plenitude: “Quando decidi criar este projeto, a ideia inicial era materializar o pensamento e difundir a prática do kung fu”. Praticante da modalidade há sete anos, Vanessa é a atual campeã brasileira de kung fu na categoria até 60 quilos, no adulto avançado.

O diretor de assuntos universitários da AEAC e docente da UNIPAR, arquiteto Flávio Uren, destaca que os projetos estão cada vez mais sintonizados com a modernidade. “Os Trabalhos de Finais de Graduação, como são conhecidos nos cursos de arquitetura, são um termômetro da melhor produção acadêmica local e que rapidamente estarão atuando no mercado da região”, diz.

O professor acrescenta: “Nestes últimos anos, o número de profissionais da área de arquitetura formados em Cascavel aumentou significativamente, graças ao perfil já consolidado como cidade universitária e aos cursos de Arquitetura implantados na cidade desde 2002”.

A premiação foi o livro ‘As 100 mais belas casas do mundo’, recém-lançado, o Código de Ética e uma série de livretos do Crea-PR sobre vários temas. Ela ressalta que ganhar o prêmio significa reconhecimento, incentivo e inspiração: “Depois de tanto desgaste, trabalho e dispêndio de energia, não só para o trabalho final de graduação, mas para os cinco anos de estudos que deram base ao desenvolvimento do mesmo, a premiação vem compensar e reavivar o sentimento de que o esforço vale à pena. É uma grande honra, visto que foi o primeiro da UNIPAR”.

Além da dedicação, a ex-aluna atribui parte da conquista à Universidade: “A UNIPAR contribuiu com toda carga de conhecimento e com os excelentes professores, que sem dúvida têm parcela em toda a forma de pensar e de criar que se modelou durante a formação e merecem ser citados: Febo Carvalho Júnior, Cristiano Almeida, Amantino Cercí Júnior, Flávio Uren e Fúlvio Feiber, que conduziu os passos do TFG. Sem esquecer jamais que a UNIPAR reuniu um grupo de pessoas que compartilhei experiências e que tornaram a jornada sustentável, divertida e compensadora, meus colegas de curso: Paula Angélica, Fabiano Campestrini, Eduardo Javorski, Pablo Danielli, Fernanda Leite, Eduardo Camera, Harley,Tiago Ferreira e Elsio Andrighe”.

Redes sociais>