UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Laboratório Escola amplia atendimentos

Publicado em: 06/10/2010 às 16:05

Projeto de extensão do curso de Farmácia criou nova estratégia para atender, com mais eficácia, a comunidade

Projeto proporciona, ao estudante, contato com diferentes técnicas laboratoriais
Projeto proporciona, ao estudante, contato com diferentes técnicas laboratoriais
Projeto proporciona, ao estudante, contato com diferentes técnicas laboratoriais

O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, está incrementando as atividades de atendimento à comunidade da cidade e região, por meio do Laboratório de Análises Clínicas. O projeto de extensão ‘Laboratório Escola de Análises Clínicas’, coordenado pelo professor Geraldo Vicentini, visa melhorar a saúde da população e proporcionar ao aluno contato com diferentes técnicas laboratoriais.

“Este laboratório permite o atendimento, como previsto em um dos seus eixos norteadores, envolvendo a preocupação com a saúde coletiva, a assistência à comunidade interna e externa para a realização de exames, tanto de rotina como especializados, estabilizando ainda mais o papel social do curso de Farmácia e da Universidade Paranaense”, afirma Vicentini.

O Laboratório de Análises Clínicas auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório (automatizadas ou técnicas clássicas), necessárias ao diagnóstico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. “A realização dos exames laboratoriais faz parte do processo de diagnóstico de diversas patologias, que apenas são detectadas se analisadas as amostras biológicas”, ratifica Vicentini.

Segundo ele, os estagiários do laboratório são supervisionados por profissionais farmacêuticos em todos os setores do Laboratório e participam ativamente na realização de exames e vivenciando situações do dia-a-dia da prática profissional.

O projeto funciona desde março, mas neste semestre ganhou novo ritmo. “De agosto a setembro foram mais de seiscentos atendidos e três mil exames realizados. Este número deve aumentar nos próximos meses com novos convênios sendo firmados com os municípios e empresas da região”, informa.

Redes sociais>