UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Medicina: Unipar é parceira na construção da Unidade de Pronto Atendimento

Publicado em: 14/01/2019 às 16:00

Universidade repassou à Prefeitura quase 3 milhões de reais de contrapartida do curso de Medicina

Previsão é que a obra seja inaugurada no aniversário de Umuarama, em junho

Desde o fim do ano de 2018 estão em andamento as obras de reforma, ampliação e adequação do Posto de Saúde Central de Umuarama. Em aproximadamente seis meses, o espaço se tornará uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA).

De acordo com a diretoria do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde e a coordenação do curso de Medicina da Universidade Paranaense, essa benfeitoria foi viabilizada com a significativa participação da Unipar, que repassou à Prefeitura - por meio de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) - uma contrapartida no valor de R$ 2. 963 milhões.

“Este contrato foi assinado pela reitoria com as prefeituras dos municípios de Umuarama e Cruzeiro do Oeste”, informou a Dra. Maria Elena Diegues, coordenadora do curso de Medicina. Ainda segundo Diegues, esse tipo de parceria da Instituição com o Município é uma das exigências do Ministério da Educação (MEC), quando da implantação da graduação nas universidades, pelo Programa Mais Médicos.

“É uma contrapartida de benefícios que estão ligados tanto a obras estruturais quanto à educação permanente dos membros do serviço público de saúde municipal”, completou, ressaltando que a obra já constava do planejamento do curso da Unipar e a planta, inclusive, foi apresentada no monitoramento feito pelo MEC, em dezembro último.

Detalhes da construção

Após as adequações e ampliação, o prédio terá 1.326,91 m², com novos equipamentos, equipe ampliada e toda a estrutura para prestar um atendimento de excelência à população. O novo PA vai atender à população diuturnamente, em casos de urgência e emergência. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais locais.

Redes sociais>