UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Marketing pessoal é tema de palestra para adolescentes

Publicado em: 05/10/2010 às 14:55

Evento destacou a importância das atitudes, da boa apresentação e comunicação com colegas de trabalho e clientes

Palestra sobre marketing pessoal incentiva a realização de sonhos
Professora Maria estimula adolescentes ao aperfeiçoamento
Na palestra, a psicóloga Cristiane e colaboradores do Supermercado

Jovens, colaboradores do Muffatão da Neva, assistiram à palestra sobre ‘Marketing Pessoal’, ministrada pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, professora Maria Denardi.

O convite partiu da psicóloga do supermercado, Cristiane Holleweger: “O nosso objetivo é possibilitar aos adolescentes a ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, além de conscientizar sobre a importância da responsabilidade para a fixação no mercado de trabalho”.

A professora afirmou que a marca pessoal é um diferencial e que para obter sucesso, além de fazer o que se gosta, é preciso conquistar a confiança (consciência de desempenho e grau de prontidão) e cultivar a empatia (entender a necessidade do cliente e individualizar a prestação de serviços).

Para os jovens, também alertou sobre a importância da criação de estratégias de vendas (preencher necessidades, melhorar o produto, trabalhar características individuais, ter atitude, buscar excelência e apresentar qualidades naturais) e do autoconhecimento (metas pré-definidas e colocá-las no papel).

Outra característica importante é o bom vocabulário, destacou a professora. “Empresas não compram currículo, o que interessa são os benefícios de seu trabalho, cursos de aperfeiçoamento, capacidade de trabalhar em conjunto e de demonstrar gentileza com sorriso, olhar ou gesto”.

A professora da Unipar também frisou que o pensamento é a primeira fonte de comunicação. “Se as palavras isoladas já possuem intensidades diferentes, pode-se imaginar a complexidade da comunicação quando as palavras se agrupam em frases completas”, observou, destacando que a forma como se diz algo faz toda a diferença.

Durante a palestra, a coordenadora apontou atitudes que podem ser problema: timidez, capacidade de ouvir, tom da voz, expressão corporal e facial, vícios de linguagem, prolixidade, falta de motivação e autoestima e desejo de mudar ao outro e não a si. E disse: “O fato de conseguir motivar o outro é uma demonstração de liderança”.

No primeiro emprego, o colaborador Moisés Rodrigo da Silva Júnior, 17 anos, acredita em um futuro brilhante: “É interessante ver que as oportunidades existem e só precisamos saber aproveitá-las. Hoje, conseguimos analisar fatores que nos aproximam ou afastam do crescimento profissional. A palestra foi um incentivo à busca pelo aperfeiçoamento e realização de sonhos, que se estabelecidas datas para a realização se transformarão em metas”.

Para encerrar, deixou uma pergunta no ar: “Como temos nos projetado no mercado de trabalho e diante das pessoas com quem convivemos?”.

O evento foi realizado via Prove (Programa de Valorização da Educação).

Redes sociais>