Você está aqui: Notícias > Pesquisa da Unipar checa ações de responsabilidade social em usinas
Pesquisa da Unipar checa ações de responsabilidade social em usinas
Publicado em: 05/10/2010 às 14:25
O levantamento está sendo feito por estudantes de Administração e Ciências Contábeis e desperta interesse internacional
Identificar práticas de responsabilidade social na indústria sucroalcooleira do Estado. Este é o objetivo de pesquisa que está sendo desenvolvida na Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Sede, sob a coordenação do professor Régio Toesca, pós-doutor em economia.
O estudo, que envolve trinta estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, é realizado via Cepag (Grupo de Estudos e Pesquisas do Sistema Agroindustrial) e tem apoio do CNPq. “Antes de ingressar, esses alunos tiveram que estudar o tema e fazer uma prova; os que obtiveram as melhores notas foram selecionados”, conta o professor.
Toesca, que há anos pesquisa o cooperativismo no Estado, decidiu mudar o foco e averiguar um setor de extrema relevância socioeconômica. “O tema tinha que estar ligado ao setor agroindustrial; entre os vários motivos que nos levaram a optar pelas usinas foi o fato de estarem na mira das discussões ligadas ao etanol e ao meio ambiente, ou seja, um tema emergente, que merece atenção”, argumenta o professor.
Existem, hoje, trinta usinas sucroalcooleira no Estado. O grupo conseguiu realizar a pesquisa em 28. “Agora que já coletamos os dados vamos à fase da tabulação”, informa Toesca, adiantando que os resultados vão ser importantes para os anais históricos deste setor industrial. “Até novembro ficam prontos os relatos científicos e todos serão formatados de acordo com as normas para serem divulgados em periódicos nacionais e internacionais”, avisa.
London School e Fundação Getúlio Vargas
Embora não concluído, o estudo já foi apresentado (extraoficialmente) no meio científico e despertou interesse de pesquisadores. Um deles pertence a uma das mais tradicionais faculdades de Londres, o renomado professor PhD Alnoor Bhimani, titular da Cátedra de Contabilidade e Finanças da London School of Economics and Political Sciences.
“Estive em São Paulo e o encontrei. Em conversa, apresentei a pesquisa e ele demonstrou grande interesse nos artigos que serão gerados”, conta Toesca. “Ele foi muito atencioso e elogiou a iniciativa”, emenda, ressaltando que não quer perder esta chance de poder publicar os relatos no exterior. “Faremos outros contatos porque Bhimani é um ótimo canal; além de ser autor de vários livros, faz parte do conselho editorial de várias revistas científicas”.
Toesca também fez contato com o Núcleo de Estudos de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e a receptividade foi igualmente boa. “Fiz contato com o professor Pery Shikida, que também demonstrou interesse na pesquisa”.