UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Biotecnologia: Pós-graduandos ministram palestras no Colégio Agrícola da UEM

Publicado em: 04/01/2019 às 17:00

Ação visou levar para alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado informações sobre a importância da utilização da biotecnologia

Mestranda compartilha conhecimentos com alunos do curso técnico
Mestranda compartilha conhecimentos com alunos do curso técnico
Mestranda compartilha conhecimentos com alunos do curso técnico
Palestras abordam a importância da biotecnologia na agricultura
Palestras abordam a importância da biotecnologia na agricultura
Equipe da Unipar com alunos do Colégio Agrícolo
Menegazzo e Rickli com professores do Colégio Agrícola

Mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense foram convidados a ministrar palestras e minicursos no Colégio Agrícola, localizado no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Umuarama. A ação contemplou alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado (em 7 e 8/11).

De acordo com a professora Hélida Mara Magalhães, que supervisionou os trabalhos, o objetivo foi ensinar os alunos do ensino médio sobre as aplicações e a importância da utilização da biotecnologia.

A palestra com o tema ‘Controle biológico de nematóides’ foi ministrada pelo pós-graduando Max Emerson Rickli. A colega Edinara Maria Barbosa foi convidada para falar sobre a ‘Influencia dos fatores abióticos no desenvolvimento de plantas cultivadas’.

Nos minicursos, os assuntos abordados foram: ‘Fisiologia e germinação de sementes’, ministrado pelos acadêmicos Cristine Bonacina, Caroline Comar, Edinara Maria Barbosa e Jéssica Trettel;  ‘Sustentabilidade econômica e ambiental na agricultura’, proferido pelo acadêmico Max Emerson Ric; ‘Polimorfismo e extração de DNA’, discutido pelo aluno estudante Renato Fernando Menegazzo; e ‘Métodos de Extração de Óleos Essenciais’, com a estudante Wanessa Bortolucci.

“Como eles podem se tornar futuros professores, essa experiência favorece na formação profissional de cada mestrando e doutorando. Outro benefício deste trabalho é a divulgação da pesquisa, que além de ser uma via para a construção de conhecimento, é a base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural”, afirmou a professora Hélida.

Redes sociais>