UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Farmácia: Em palestra, estudantes incentivam a doação de sangue

Publicado em: 02/01/2019 às 17:00

Mayara Cristina de Paula e Nilza de Almeida falaram dos requisitos para a doação, das contraindicações e desmitificaram mitos que acercam o assunto

Professor Romir Rodrigues com as acadêmicas Nilza e Mayara Cristina
Acadêmicas abordam a importância da doação de sangue para salvar vidas
Nilza e Mayara participam das atividades do Dia do Doador no Hemonúcleo Regional de Paranavaí
Acadêmicas criam página no facebook para incentivar a doação de sangue

No ano passado, um dia depois de participar ativamente das atividades que comemoraram o Dia do Doador, realizadas pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, as estudantes Mayara Cristina de Paula e Nilza de Almeida ministraram palestra para os colegas da Universidade Paranaense. Acadêmicas do quarto ano do curso de Farmácia, elas falaram sobre a importância da doação de sangue (em 24/11).

Sob supervisão do professor Romir Rodrigues, que ministra a disciplina de Hematologia Clínica, a dupla começou a palestra apresentando um histórico da doação de sangue no Brasil. Abordaram ainda os requisitos para a doação, as contraindicações e desmitificaram mitos que acercam o assunto.

As estatísticas mundiais mostram que as doações de sangue não acompanham o aumento de transfusões. Muitos países enfrentam dificuldades em suprir a demanda de sangue, principalmente naqueles em que há uma política proibitiva em relação à comercialização do sangue, como o Brasil. Portanto, palestras como essa é de suma importância para incentivar todos os alunos da nossa Universidade”, afirma o professor.

Ele ressalta que por medo, ignorância e até mesmo desinformação, apenas 1,9% da população doa sangue anualmente no Brasil. “Mesmo com todas as tecnologias e materiais seguros, ainda se mantém o medo de adquirir alguma doença durante a doação”.

Além da palestra, as futuras farmacêuticas criaram uma página no facebook, com o nome ‘Salve Vidas, Doe Sangue’, que já conta com mais de 400 acessos. Para a estudante Mayara, a doação de sangue é um ato de cidadania e solidariedade. “Ao sensibilizarmos a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue no salvamento de vidas, estamos construindo a cultura da doação, que prospera por meio da educação continuada da população”.

Redes sociais>