Você está aqui: Notícias > Com apoio da Unipar, Paraná em Ação fez mais de 60 mil atendimentos
Com apoio da Unipar, Paraná em Ação fez mais de 60 mil atendimentos
Publicado em: 01/10/2010 às 16:40
Realizada pelo Governo Estadual em parceria com a Unipar e prefeitura de Umuarama, o evento colocou à disposição da população mais de duzentos serviços gratuitos
Promover melhoria da qualidade de vida da comunidade é um dos pilares que movem a Universidade Paranaense – UNIPAR. Exemplo disso foi a participação da Instituição no ‘Paraná em Ação’, realizado no Campus Tiradentes. Acontecendo pela primeira vez em Umuarama, a ação social beneficiou a população com mais de duzentos serviços gratuitos, totalizando 63.503 mil atendimentos.
Realizada pelo Governo Estadual em parceria com a Universidade Paranaense e prefeitura de Umuarama, a feira da cidadania mobilizou cerca de 500 profissionais (de 24 a 26/09), somando professores estudantes dos cursos da Unipar. Bastante motivadas, as equipes de Educação Física, Odontologia, Estética e Cosmética, Biomedicina, Sistemas de Informação, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Química, Farmácia, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Administração doaram um pouco de si nesta ação em favor do próximo.
O evento também recebeu apoio da 12ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Bem-Estar Social, Exército, Sesc, Sesi, Senac, Detran, Sanepar, Copel, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério do Trabalho, Justiça Eleitoral e de associações e outras entidades.
Durante três dias, mais de 20 mil pessoas de Umuarama e região usufruíram de serviços na área jurídica, da saúde, lazer, educação e cultura. Foram oferecidos corte de cabelo e modelagem de sobrancelha, massagem relaxante, avaliação física, teste de glicemia e de urina, aferição da pressão arterial, prevenção do câncer bucal e de mama, orientações sobre tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
As pessoas puderam fazer CPF, certidão de nascimento e carteira de trabalho e de identidade. Os profissionais também repassaram orientações sobre previdência social, direito familiar, cadastro de emprego, habitação, economia doméstica e prevenção de acidentes no lar e no trânsito.
Sebastião dos Santos perdeu o CPF e aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via do documento. “Aqui é bom porque não perco tempo, é tudo na hora. É um trabalho que facilita o nosso dia a dia”.
Enquanto os pais eram atendidos, as crianças recebiam dicas de escovação correta dos dentes, se divertiam com as apresentações teatrais e brincavam na cama elástica, tobogã e na brinquedoteca (projeto de extensão do curso de Pedagogia). O Espaço de Lazer do curso de Educação Física foi um dos mais movimentados. Nos brinquedos infláveis do projeto de extensão universitária foram trinta mil atendimentos. Para monitorar as brincadeiras, foram escalados 340 estudantes.
Na solenidade de abertura, o diretor do Campus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, destacou a importância do evento. “É um momento ímpar de apresentar à comunidade tudo o que é produzido em nossa Instituição”, disse, acrescentando que “em cada aluno, professor, responsável técnico, coordenador presentes pode ser observado nosso objetivo: levar conhecimento teórico-prático àqueles que nos cercam, almejando uma sociedade mais justa e igualitária”.
Na avaliação do prefeito Moacir Silva, o resultado do trabalho foi excelente. “A nossa cidade merecia a grandeza de uma iniciativa como esta. É um investimento na melhoria da qualidade de vida e um resgate da cidadania. Integramos várias secretárias para atender melhor a comunidade, assim como a Unipar e os demais parceiros”.
As atividades das equipes da Unipar foram coordenadas pelo Departamento de Comunicação Social Universitária, da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação). A chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, também faz um balanço positivo: “A participação da Unipar contribuiu para o sucesso do evento. O esforço de professores e estudantes foi reconhecido pela comissão organizadora, que elogiou a motivação e o senso de responsabilidade de todos que colaboraram. Ficamos felizes por isso e pelo resultado surpreendente em relação ao número de visitantes e de atendimentos”.
O ‘Paraná em Ação’ está na 85ª edição e já beneficiou mais de dois milhões de paranaenses. A próxima etapa será realizada em Céu Azul, de 8 a 10 de outubro.