Você está aqui: Notícias > Avaliação in loco: Curso de Estética e Cosmética comemora conceito máximo
Avaliação in loco: Curso de Estética e Cosmética comemora conceito máximo
Publicado em: 21/12/2018 às 17:00
Resultado foi divulgado nesta semana; professores e estudantes estão eufóricos
Uma comissão do Ministério da Educação esteve na semana passada na Universidade Paranaense para avaliar o curso de Estética e Cosmética, oferecido na Unidade-Sede da Instituição, em Umuarama. E a resposta do trabalho, ou seja, da avaliação in loco, legitimou a excelente qualidade da graduação, que recebeu conceito máximo.
O Relatório Final da Avaliação para fins de Renovação de Reconhecimento do curso foi divulgado na quarta, 19. Nos três quesitos avaliados – organização didática pedagógica, corpo docente e instalações físicas – o curso se saiu muito bem, obtendo a nota máxima 5 (a escala vai de 1 a 5, sendo este considerado excelente).
No contexto educacional, a comissão relatou que o “projeto pedagógico do curso contempla, de maneira excelente, as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental”. Em relação às políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa a justificativa foi a de que “estão implantadas, de maneira excelente, no âmbito do curso”.
A palavra excelência está em todas as justificativas: “Os objetivos do curso apresentam excelente coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Os objetivos proporcionam o conhecimento das ciências básicas voltado para a prática de estética e cosmética, de acordo com a necessidade do profissional atual, frente ao mercado de trabalho regional, nacional e mundial”.
Os avaliadores também mencionaram, como importante, o incentivo à participação “em programas de atuação na comunidade, assim como a participação, elaboração e apresentação de trabalhos científicos em eventos da área”.
A coordenadora do curso, professora Cláudia Mika, divide o mérito dessa conquista com todos do corpo docente e discente e com diretores, gestores e a Reitoria da Unipar. “A Instituição nos dá condições para podermos fazer um trabalho de excelente qualidade, agora comprovada pelo MEC”, diz.
Ela diz também que, para isso, a Unipar não para de investir no complexo laboratorial do curso, mantendo-o sempre atualizado com as tecnologias disponíveis em aparelhos, em material didático e em produtos cosméticos. “Este é o nosso diferencial”, enfatiza, lembrando que a maioria dos graduados em Estética e Cosmética pela Unipar está muito bem colocada no mercado.
“Aliás, esta foi também uma constatação dos avaliadores. Palavras deles: ‘O perfil profissional expressa, de maneira excelente, as competências do egresso’. Receber este reconhecimento é muito animador”, orgulha-se a coordenadora, que organizou uma reunião especial para comemorar a conquista com os professores do curso. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Baretta, prestigiou.