Você está aqui: Notícias > Enfermagem: Acadêmicos desenvolvem 56 pesquisas na área da saúde
Enfermagem: Acadêmicos desenvolvem 56 pesquisas na área da saúde
Publicado em: 21/12/2018 às 15:00
Saúde materno-infantil, atenção básica, unidade de terapia intensiva, educação em saúde, obstetrícia, saúde da mulher, saúde do adulto e do idoso foram alguns dos temas abordados
Os acadêmicos do 5º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade Universitária de Francisco Beltrão, passaram por mais um momento de avaliação e encerramento de ciclo neste mês de dezembro.
Um dos pré-requisitos para obtenção do título de bacharel em Enfermagem é a realização do trabalho de conclusão de curso. Essa atividade é caracterizada pelo desenvolvimento de uma pesquisa, articulada com teoria e prática vivenciada ao longo dos anos da graduação.
Os acadêmicos escolhem os temas de acordo com as áreas de interesse e, sob a orientação e supervisão de um professor, constroem um projeto de pesquisa, levando em consideração todos os aspectos éticos e, posteriormente, colocam em prática o planejamento do estudo. Por fim, os resultados obtidos dão origem a um artigo de cunho científico.
Este ano foram 56 pesquisas desenvolvidas entre as áreas de saúde materno-infantil, atenção básica, unidade de terapia intensiva, educação em saúde, obstetrícia, saúde da mulher, saúde do adulto e do idoso, pesquisas experimentais e laboratoriais.
Para apreciar e avaliar esses trabalhos, além dos orientadores, são convidados outros professores e profissionais da área, que se destacam no município.
Participaram a secretária municipal de Saúde, Aline Marieli Jochem Biezus, o diretor da Atenção Básica, Fernando Pauli, a coordenadora das Estratégias da Saúde da Família, Cristina Knach, o diretor geral do Hospital Regional, Fábio Marcelo Ebert, e a diretora de Enfermagem, Carmem Teresinha Grings.
Segundo a professora do curso de Enfermagem da Unipar, Franciele Zonta, todos os profissionais contribuíram de forma significativa com uma visão assistencial e de gestão em saúde, que faz toda a diferença para a discussão e preparo dos trabalhos para uma futura publicação.
“Vale ressaltar que a publicação é uma possibilidade para trabalhos consistentes e bem desenvolvidos. Adicionalmente, mais do que a divulgação científica, nosso maior objetivo com estes trabalhos é contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelas instituições pesquisadas, bem como beneficiar o público pesquisado por meio da melhoria dos indicadores, promoção e educação em saúde”, afirma a professora.