Você está aqui: Notícias > Cães de rua: Projeto de castração do curso de Med Veterinária vai a Altônia
Cães de rua: Projeto de castração do curso de Med Veterinária vai a Altônia
Publicado em: 20/12/2018 às 16:00
Depois da cirurgia, todos posaram para ensaio fotográfico que teve por objetivo estimular a adoção nas redes sociais
Há anos o projeto de castração de cães e gatos abandonados do curso de Medicina Veterinária da Universidade paranaense – Unipar vem ajudando a diminuir a população desses animais nas ruas de Umuarama e cidades vizinhas.
Focado neste objetivo, o projeto foi levado, há poucos dias, a Altônia/PR, onde foram atendidos vários cães. O trabalho foi realizado em parceria com a Vigilância Sanitária do município e a médica veterinária Pollyana Linhares Sala, que é aluna do doutorado em Ciência Animal da Unipar e moradora da cidade.
Os animais foram resgatados e transportados pela Vigilância Sanitária até o Hospital Veterinário da Unipar, em Umuarama. As cirurgias foram realizadas por acadêmicos da graduação e do mestrado e doutorado em Ciência Animal.
A coordenadora do projeto, professora Ana Maria Quessada, com auxílio de Pollyana e das médicas veterinárias Melissa Zaniolo, Mayara Trentim e Tais Camaso, supervisionou os trabalhos dos 30 estudantes que se voluntariaram no mutirão.
Foram realizadas 18 castrações: 12 em fêmeas e seis em machos. Após recuperação das cirurgias todos voltaram para Altônia, ficando disponíveis para adoção. Outro voluntário, o fotógrafo Carlos Alexandre, realizou uma sessão de fotos para divulgação dos pets nas redes sociais. Alguns já foram adotados.