Você está aqui: Notícias > Aula prática: Curso de Engenharia Agronômica promove Dia de Campo
Aula prática: Curso de Engenharia Agronômica promove Dia de Campo
Publicado em: 18/12/2018 às 16:00
Foram realizados manejos de hortaliças e simulação do ‘efeito deriva’
O Dia de Campo é uma atividade tradicional na área da engenharia agronômica e tem o objetivo de apresentar as novidades em tecnologias e sistemas de cultivo aos produtores rurais. O curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, oportunizou seus acadêmicos a participar dessa experiência prática.
Unindo conhecimentos das disciplinas de Olericultura e Fruticultura, ministradas pela professora Carolina Amaral, os acadêmicos do 4º ano desenvolveram o projeto em grupos e cada um ficou responsável por uma estação (espaço de produção).
Em canteiros feitos seguindo normas, eles cultivaram hortaliças (rúcula e alface crespa) com dois tipos de adubos orgânicos, observando os diferentes resultados que cada um gerou. Pela aparência, foram bons, pois as plantas cresceram viçosas.
Os saberes assimilados na disciplina Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, ministrada pela professora Simone de Melo Santana Gomes, também foram testados nessa importante aula prática. Nesse caso, os alunos trabalharam com cana-de-açúcar, usando uma técnica chamada de simulação do ‘efeito deriva’.
A técnica consiste na aplicação de um herbicida em uma cultura e, carregado pelo vento, se deposita na cultura vizinha, o que permite detectar se houve ou não efeitos negativos para esta.
Depois das pesquisas e do trabalho braçal, iniciado em agosto, no Dia de Campo do curso de Engenharia Agronômica da Unipar os autores tiveram que apresentar os processos e diferenciais de cada manejo aos colegas das outras turmas e também a pessoas da comunidade externa, que foram convidadas para prestigiar o evento.
A professora Carolina, que é a coordenadora do curso, afirma que a realização dessa atividade é muito importante para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos. Ela diz também que os resultados foram excelentes.
“Nós realizamos o nosso Dia de Campo para que os acadêmicos pudessem vivenciar a prática deste evento, desde a instalação até a apresentação, e observar cada passo do processo”, explica a coordenadora, elogiando a dedicação dos estudantes. “Todos se empenharam ao máximo para alcançar os objetivos traçados”, destaca.