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Atividade prática de Estética e Cosmética foca produção de fitocosméticos
Publicado em: 14/12/2018 às 16:00
As equipes tiveram que desenvolver a fórmula, produzir, montar a rotulação dos produtos e ainda apresentar proposta de marketing
O curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu uma atividade prática de produção de cosméticos, que envolveu a multidisciplinaridade.
O desafio foi para duas turmas: a do 3º ano, que teve que integrar as disciplinas de Terapias Alternativas e Técnicas de SPA com a disciplina de Fitocosmetologia e Aromaterapia; e a do 4º ano, que interagiu nas disciplinas de Terapias Alternativas e Técnicas de SPA, de Administração e Marketing e de Fitocosmetologia e Aromaterapia.
A atividade incluiu a elaboração de um kit com cinco produtos cosméticos que apresentassem o conceito de natural ou orgânico ou vegano, com a abrangência da fitocosmetologia. Esses produtos teriam que ser para uso em spas (com ação terapêutica especificada).
Além disso, as acadêmicas tiveram que realizar os cálculos de custos e, a partir disso, montar o preço de venda e estabelecer a margem de lucro. Ainda tiveram que montar a rotulação dos produtos e realizar propaganda e o marketing.
Segundo o professor Fábio Ricardo Cordova, a atividade oportunizou às acadêmicas vivenciar o lado financeiro de sua profissão: ”Mesmo que o assunto não agrade a todas, no entanto, é fundamental para o sucesso de um empreendedor”.
Elas puderam separar quais são os gastos fixos e variáveis dentro de uma empresa, mensurar os custos na elaboração de seus produtos, criar o preço que atenda às suas necessidades, entender qual o ponto de equilíbrio ou o mínimo necessário de venda para manter suas atividades operacionais, além da estrutura mercadológica na elaboração de uma campanha e o público alvo.
“Acredito que seja importante, enquanto docente, viabilizar esse contato com o que foi visto em sala e o ambiente prático por meio da interdisciplinaridade, oportunizando uma análise estratégica diante das situações empresariais que elas irão enfrentar”, diz o professor Fabio.
“As acadêmicas nos surpreenderam. Inicialmente, quando propusemos o trabalho imaginávamos que elas seguiriam por uma linha de trabalho convencional e clássica. Entretanto, elas ousaram: com muita pesquisa e determinação, criaram técnicas que deixaram os kits bem elaborados e com um nível elevado. Foi gratificante ver o expressivo empenho de todas”, relata a coordenadora do curso, professora Juliana Pelissari Marchi.