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NOTÍCIA

Atividade prática de Estética e Cosmética foca produção de fitocosméticos

Publicado em: 14/12/2018 às 16:00

As equipes tiveram que desenvolver a fórmula, produzir, montar a rotulação dos produtos e ainda apresentar proposta de marketing

Produtos formulados pelas acadêmicas
Produtos formulados pelas acadêmicas
Produtos formulados pelas acadêmicas
Acadêmicas e as professoras Mardjori e Juliana
 Acadêmicas apresentando o trabalho
Acadêmicas apresentando o trabalho
Acadêmicas com os professores Mardjori, Juliana e Fábio
Acadêmicas com os professores Mardjori, Juliana e Fábio
Acadêmicas com os professores Mardjori, Juliana e Fábio

O curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Uni­dade de Francisco Beltrão, promoveu uma ativi­dade prática de produção de cosméticos, que envolveu a multidisciplinaridade.

O desafio foi para duas turmas: a do 3º ano, que teve que integrar as disciplinas de Terapias Alternativas e Técnicas de SPA com a disciplina de Fitocosmetologia e Aroma­terapia; e a do 4º ano, que interagiu nas disciplinas de Terapias Alternativas e Técnicas de SPA, de Administração e Marketing e de Fitocosmetologia e Aroma­terapia.

A atividade incluiu a ela­boração de um kit com cin­co produtos cosméticos que apresentassem o conceito de natural ou orgânico ou vegano, com a abrangência da fitocosmetologia. Esses produtos teriam que ser para uso em spas (com ação terapêutica especificada).

Além disso, as acadêmicas tiveram que re­alizar os cálculos de custos e, a partir disso, montar o pre­ço de venda e estabelecer a margem de lucro. Ainda tiveram que mon­tar a rotulação dos produ­tos e realizar propaganda e o marketing.

Segundo o professor Fábio Ricardo Cordova, a atividade opor­tunizou às acadêmicas vi­venciar o lado financeiro de sua profissão: ”Mesmo que o assunto não agrade a todas, no entanto, é fundamental para o sucesso de um em­preendedor”.

Elas puderam separar quais são os gastos fixos e variáveis dentro de uma empresa, mensurar os cus­tos na elaboração de seus produtos, criar o preço que atenda às suas necessida­des, entender qual o ponto de equilíbrio ou o mínimo necessário de venda para manter suas atividades ope­racionais, além da estrutura mercadológica na elabora­ção de uma campanha e o público alvo.

“Acredito que seja importante, enquan­to docente, viabilizar esse contato com o que foi visto em sala e o ambiente prático por meio da interdisciplina­ridade, oportunizando uma análise estratégica diante das situações empresariais que elas irão enfrentar”, diz o professor Fabio.

“As acadêmicas nos sur­preenderam. Inicialmente, quando propusemos o tra­balho imaginávamos que elas seguiriam por uma linha de trabalho convencio­nal e clássica. Entretanto, elas ousaram: com muita pesquisa e determinação, criaram técnicas que deixaram os kits bem elaborados e com um nível elevado. Foi gratificante ver o expressivo empenho de todas”, relata a coordenadora do curso, professora Juliana Pelissari Marchi.

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