Você está aqui: Notícias > Semana Acadêmica de Arquitetura discute cibercultura em projeto
Semana Acadêmica de Arquitetura discute cibercultura em projeto
Publicado em: 11/12/2018 às 16:00
Ponto alto do evento, Concurso Charrete aplicou conceitos adquiridos nas palestras e nas aulas ministradas no decorrer do ano letivo
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, oferece diversas atividades ao acadêmico para incentivar a criatividade e testar o conhecimento adquirido em sala de aula. Entre elas está o Concurso Charrete, um dos eventos mais concorridos da Semana Acadêmica, que chegou à 21ª edição, seguindo o eixo temático tecnologia.
Com o tema ‘Unidade de habilitação social unifamiliar na cidade de Umuarama’, os acadêmicos tiveram que projetar residências de no máximo 50 m² para famílias de baixa renda, aplicando os conceitos de percepção urbana, empatia, espaço coletivo, eficiência, materiais, sustentabilidade e percepção das atividades do homem.
Dez equipes participaram e a vitória ficou com o grupo Human Teck, seguidos pela equipe Ctrl + Z e, em terceiro lugar, a equipe Mamãe Denise, além de menção honrosa à equipe Date. A coordenadora do curso, professora Paula Gomes, elogiou a dedicação dos acadêmicos: “Eles foram muito receptivos e aceitaram esse desafio de elaborar o projeto em doze horas. Os resultados foram surpreendentes!”.
Um dos arquitetos mais conceituados do Brasil, Guto Requena, abriu a Semana Acadêmica com a palestra sobre princípios e elementos que inspiram o trabalho de um profissional antenado com os paradigmas da atualidade. Ele veio de São Paulo especialmente para esse compromisso na Unipar.
A atuação do arquiteto é focada na cibercultura e narrativas poéticas digitais no design. Especialista em habitação, design contemporâneo e cibercultura, durante dez anos Requena foi pesquisador do renomado Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da USP.
Aos estudantes da Unipar e profissionais da região ele falou também sobre a importância de valorizar, em projetos, questões como sustentabilidade, identidade, memória, interação, realidades híbridas, flexibilidade e brasilidade contemporânea.
Outras palestras e oficinas fizeram parte da Semana, que também programou, na abertura, apresentações culturais.
Assuntos focados
Para palestras foram convidados os arquitetos Guilherme Figueiredo, Jordano Valota, da empresa Studio Jordano Valota; Flávio Uren, que também é professor da Unipar na Unidade de Cascavel; e Pedro Cornetta e representantes do Estúdio Bra.
As oficinas foram ministradas por especialistas da área e abordaram Vasos de concreto, com Dariane Alvarenga e Anne Lisa Davies; Cinearq, com Bárbara Pacheco; Energia solar fotovoltaica, com Fidati Engenharia; Sistemas de proporções, com Alexander Hulsmeyer, David Herrig e Márcio Costa; Introdução à plataforma lattes, com Guilherme Serafim; e Diagramação de pranchas, com Alinska Selinger e Thayana Pinheiro.