Curso de Arquitetura e Urbanismo encerra semestre de visitas técnicas
Publicado em: 10/12/2018 às 15:00
Aula de campo incluiu Loja D’Angelis Mega Store, Só Só Colchões e Decorações, Prisma Revestimentos, Portobello Revestimentos, Gava Ambientes Completos e Alberflex
O ano foi de muito conhecimento teórico e prático para os alunos da Universidade Paranaense – Unipar. Em Cascavel, o curso de Arquitetura e Urbanismo, além da sala de aula e do aprendizado em laboratórios experimentais do curso, a turma do 4º ano teve a oportunidade de participar de visitas técnicas a empresas do segmento da arquitetura de interiores.
Todo o roteiro foi preparado pelo professor Emerson Santos, que ministra a disciplina de Objeto e Ambiente. Muitos parceiros abriram as portas: Loja D’Angelis Mega Store, Só Só Colchões e Decorações, Prisma Revestimentos, Portobello Revestimentos, Gava Ambientes Completos e Alberflex.
Segundo o professor, em cada visita foi possível exercitar conceitos discutidos em aula, relacionados a atmosfera, caráter, estilo, e tendências, como os revestimentos biofílicos – o que trazer da natureza para dentro de casa. Em uma das visitas, os estudantes também assistiram palestra abordando as inovações da indústria de revestimento.
Outra contribuição foi na área de móveis planejados e sobmedida, destacando o diferencial do uso de ferragem dentro do projeto e o designe biofílico com lâminas de madeira. Ainda, foi destaque a visita à Alberflex – loja de revestimentos e produtos acústicos, materiais ergonômicos, cadeiras e linha industrial. Para compreender todo o processo de montagem dessas estruturas, os alunos acompanharam a aplicação dos materiais em projeto executado na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).
“O projeto visa promover o experimento das teorias aprendidas, com o objetivo de ver o que tem no mercado de Cascavel, trabalhando com materiais da região, conhecendo produtos e fornecedores. Assim, o semestre foi rico na compreensão e conhecimento de especificações da arquitetura de interiores, podendo o aluno familiarizar-se com a vivência de ir à loja e interagir com as novidades, estando aberto a novas ideias e não somente reproduzindo aquilo que aprendeu”, frisa o docente.