UNIPAR E NRE: 1º Encontro de Formação de Docentes reúne 600 estudantes
Publicado em: 10/12/2018 às 15:00
Todos são do ensino médio de Umuarama e dos municípios de Alto Piquiri, Altônia, Cruzeiro do Oeste e Pérola
A Universidade Paranaense – Unipar e o Núcleo Regional de Educação de Umuarama realizaram o ‘1º Encontro de Formação de Docente’, contando com a presença de estudantes do ensino médio dos municípios de Alto Piquiri, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Pérola e Umuarama (em 14/11).
O evento aconteceu no Campus Tiradentes, com o objetivo de mostrar a importância da formação continuada, com vista na qualidade proporcionada pela educação fornecida na Unipar. A professora Leonice Batisti Lozovoy, chefe do Núcleo de Educação, prestigiou o evento, recepcionando os 600 alunos participantes.
Os jovens foram contemplados com palestra sobre o tema ‘A formação do docente frente aos desafios da educação atual’, ministrada pela professora Camila Midori. Em outro momento oficinas foram ofertadas pelos cursos de graduação. Uma delas foi do tema ‘Descomplicando a programação’, pelos professores Fábio Canônico Gonzales e Kelly Christina Rezende.
Outros assuntos que estavam na programação foram: ‘A língua portuguesa e sua práxis pedagógica’; ‘Dificuldade de aprendizagem: inclusão e exclusão’; ‘A ciências e sua práxis pedagógica’; ‘Educação Física Adaptada’; ‘Imagem pessoal’; ‘A arte e sua práxis pedagógica’; ‘A matemática e sua práxis pedagógica: Tangran’; ‘Brincadeira e interações’; ‘Educação ambiental e prática escolar’; ‘O resgate da cultura afro-brasileira e africana: da teoria a confecção da boneca Abayomi’; ‘O desenvolvimento da música na educação infantil’; ‘Educação fiscal’; ‘Voz silenciosa e mãos que falam’; ‘Teatro e contação de estória’ e ‘Prática de materiais pedagógicos adaptados para transtornos globais de aprendizagem’.
Após as oficinas houve apresentação da equipe de Ginástica Rítmica da Unipar, do Projeto de Extensão do Curso de Educação Física, e Gincana Recreativa e Artística.
A coordenadora do curso de Educação Física, professora Silvia Sucupira, diz que o evento beneficia tanto a Unipar quanto os alunos que participaram: “A Unipar está abrindo as portas para que as pessoas venham até nós e se familiarizem com a Universidade, participando das várias oficinas, contribuindo para o dia da formação continuada”.