Você está aqui: Notícias > 2ª Copa Unipar de Ginástica Rítmica reúne 250 ginastas do Paraná, em Umuarama
2ª Copa Unipar de Ginástica Rítmica reúne 250 ginastas do Paraná, em Umuarama
Publicado em: 05/12/2018 às 15:00
Vieram equipes de Londrina, Goioerê, Maringá, Ponta Grossa, Arapongas e Marialva
Com a participação de 250 ginastas, de 6 a 19 anos, a Universidade Paranaense e Prefeitura estão comemorando o grande sucesso da 2ª Copa Unipar/Umuarama de Ginástica Rítmica – Professor Carlos Berti, realizada no ginásio de esportes da Unidade-Sede. A primeira edição contou com 100 ginastas.
A Copa, que prestou homenagem ao professor Carlos Berti (em memória), foi realizada em parceria com a Prefeitura e organizada pela Equipe de Treinamento da Unipar e pelo projeto de extensão Oficina da Ginástica de Umuarama.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, acompanhado da primeira dama, professora Dulse, e da secretária de Educação, Mauriza Lima, e a coordenadora do curso de Educação Física, professora Silvia Sucupira, prestigiaram o ato solene de abertura.
No comando técnico estava a professora Caroline Bretas, auxiliada pelas atletas Lorena Crivelaro e Klara Peixoto. Ela diz que o evento superou as expectativas. “Foi um sucesso”, exclama, toda feliz. “Nossas meninas também corresponderam, conquistando 11 medalhas”, orgulha-se.
A equipe da Unipar/Umuarama competiu em quatro categorias: Mirim (6 a 8 anos), Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos) e Juvenil (13 a 15 anos), com representantes nas competições individuais e em conjunto. O resultado: seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. De fora, vieram equipes de Maringá, Goioerê, Marialva, Londrina, Ponta Grossa e Arapongas.
“Estamos apenas na segunda edição e o número de participantes aumentou 150%, o que quer dizer que nosso evento conquistou credibilidade”, avalia a técnica. “Imagino que no ano que vem o sucesso será ainda maior”, comenta, explicando o porquê da homenagem ao professor Carlos Berti.
Segundo ela, Berti sempre apoiou e incentivou a equipe de ginástica da Unipar: “Carlinhos era conhecido por sua simpatia, empatia, bondade e sempre foi muito elogiado por isso. Ele transformou nossas vidas, sendo a tradução de alegria e amor”.
Carlos Berti esteve ligado à graduação de Educação Física desde que foi fundada, em 1998; primeiro como acadêmico e, ao se formar, como professor; antes, lecionava no extinto Colégio Apec. Também foi, por muitos anos, coordenador do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitários). Ele faleceu em outubro de 2017. Sua mulher, Jucely Berti, e a filha Luiza, acompanharam o ato solene de abertura da Copa.
Time da Unipar
As ginastas que representaram a Universidade Paranaense foram Ana Letícia Marchi, Antonela Lopes, Beatriz Celini, Beatriz Ferratto, Bia Picceli, Camila Brezina, Camila Fernanda Pereira, Emily dos Santos, Geovana de Liro, Giovanna Diniz, Heloiza Balbino, Júlia Ramos, Júlia Carvalho, Lohany Alves, Mayra Santos, Maria Luiza Santander, Millena Rinaldi, Rhianna Soares, Sarah Barbosa e Suzani da Silva.
Visitantes
Foram sete equipes: Associação Atlética de Ginástica Maringaense e Colégio Platão, de Maringá; Associação Esportiva e Cultural Viva a Vila e Secretaria de Cultura de Goioerê/Copacol 4x4, de Goioerê; Colégio Anjos Custódios, de Marialva; Colégio Hugo Simas, de Londrina; Colégio Santana, de Ponta Grossa; Prefeitura de Arapongas; e o Projeto Oficina da Ginástica, de Umuarama.
Sobre o projeto
O Oficina de Ginástica existe há 18 anos e desde 2004 participa de campeonatos regionais, estaduais e nacionais, representando a Universidade Paranaense. Cerca de 100 crianças, de vários bairros de Umuarama, participam das aulas e treinos.