Você está aqui: Notícias > Promissor: Estágio abre portas do mercado de trabalho para estudantes da Unipar
Promissor: Estágio abre portas do mercado de trabalho para estudantes da Unipar
Publicado em: 30/11/2018 às 15:00
Depois de mostrar e capacidade e entusiasmo, acadêmicos acabam sendo efetivados após o período de treinamento
O início de uma carreira profissional pode vir antes mesmo da formação superior. Obrigatório ou não, o estágio é o primeiro grande passo para a profissionalização, uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho. É nesse período que o estudante tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula e, ainda, verificar de maneira plena como funciona o dia a dia da área em que vai atuar.
Essa experiência conta tanto que, não raramente, os acadêmicos acabam sendo efetivados na empresa onde trabalham após o término do contrato de estágio. Mas para garantir a efetivação não basta apresentar disposição e excelentes notas no curso superior.
Conseguir lidar com situações problemáticas, ser um funcionário com habilidades para engajar pessoas, ter competência, ser responsável e se comunicar bem são qualidades essenciais de um estudante que quer construir uma carreira de sucesso dentro da empresa na qual está estagiando.
É o que está fazendo a estudante do curso de Ciências Contábeis da Unipar, Ana Maria Marques, estagiária na empresa Uvel, em Umuarama. Cursando a terceira série, ela começou o estágio no ano passado, como auxiliar do setor financeiro. Devido ao seu perfil proativo, a futura contadora acabou sendo efetivada e hoje atua na área de consórcio e, quando solicitada, também na financeira.
“No final do ano passado, a direção da empresa passou para os funcionários um questionário com perguntas sobre nossos objetivos para 2018. Respondi que um deles era ser efetivada. Consegui! Sinto-me abençoada por isso”, diz a estudante, afirmando que ao lidar com clientes aprendeu a desenvolver habilidades valiosas. “Isso está me ajudando a me posicionar em diferentes situações. E quero cada vez mais aperfeiçoá-las e me dedicar ao máximo às minhas tarefas”.
A estudante ressalta que o bom desempenho no trabalho também se deve à qualidade do curso da Unipar. “Nas aulas consegui ter uma visão mais específica para algumas das minhas funções, principalmente quando comecei a estagiar. No início, fez diferença o que aprendi sobre débito e crédito; hoje, em minha nova função, o curso me proporciona um olhar diferenciado das situações”.
O estágio também foi o trampolim para o início da carreira profissional, abrindo as portas do mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista Pedro Lucas Milanez de Carvalho. Formado em 2014 pela Unipar, começou a estagiar no início do último ano da graduação, na AC Assessoria Técnica e lá ficou.
“Minha função era auxiliar o engenheiro, dono do escritório. Aos poucos fui conhecendo os processos e cumprindo as tarefas de forma rápida e eficiente. Cerca de um ano depois, assim que terminei a graduação, já estava efetivado”, diz o ex-aluno, que atualmente é gestor de projetos e criação.
“Sempre tive a preocupação de buscar algo que pudesse melhorar dentro do processo e desenvolvimento da empresa como um todo. Então acredito que o trabalho que executei como estagiário, sempre tentando me superar, foi primordial para conquistar a confiança dos meus superiores e mostrar que tinha capacidade para continuar contribuindo no sucesso da empresa”, orgulha-se o arquiteto.
Sobre o ensino da Unipar, ele também afirma que todos os conteúdos teóricos e práticos que aprendeu nos cinco anos da graduação foram o diferencial para a consolidação do primeiro trabalho. “Na Universidade participei de vários projetos, que me ajudaram em todas as funções que exerci e exerço no dia a dia da empresa, tanto na execução quanto na parte de pesquisa”.
Tecendo elogios à qualidade da graduação da Unipar, a estudante Alluany Bossoni afirma que sem o estágio não teria chegado onde está. Cursando o último ano de Administração, ela já foi efetivada no cargo de assistente comercial do banco Itaú. “Comecei o estágio no mês de abril deste ano prestando orientação aos clientes. E com certeza, tudo o que aprendi nesses quatro anos na Unipar foram essenciais nessa conquista profissional, pois o curso me ensinou a ter uma visão empreendedora e de estratégia, a trabalhar em equipe, a ter empatia, a melhor forma de tratar os clientes, dentre vários outros aspectos”.
Estágio é decisivo
Os professores da Unipar são unânimes em afirmar que o período de estágio pode ser decisivo no sucesso da carreira profissional de um estudante. “O primeiro passo para o estagiário conquistar a almejada vaga na empresa é levar a sério as atribuições que lhe forem passadas e lidar com elas com dedicação, competência e humildade. E sempre que tiver um tempo livre, deve pensar no que pode melhorar na execução de suas tarefas e colocar em prática”, ensina o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Clóvis Uliana. “A oportunidade que o acadêmico tem em demonstrar seu conhecimento e o comprometimento nas atividades do estágio viabiliza a escolha da empresa que pretende oferecer uma vaga profissional”, enfatiza a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Gomes. O colega João Codato, coordenador do curso de Administração, divide a mesma opinião e acrescenta: “É durante o estágio que o estudante consegue visualizar, na prática, os assuntos que são abordados na sala de aula. E, além de ganhar experiência, ele aumenta sua rede de netwoking”.