UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Sebrae e Unipar inauguram Centro de Empreendedorismo e Inovação no Câmpus

Publicado em: 28/11/2018 às 15:00

Iniciativa é mais um passo do projeto de Educação Empreendedora, implantado há dois anos

Descerramento da fita inaugural do CEI
O diretor, professor Claudemir em discurso
Tarsizio Bonetti, Antonio Pedron, Talita Freitas, Daniela Gonçalves, Rochele Minato, Inandiara Crespon, Claudemir José de Souza, Marcela Toscan, Elizando Ferreira, Joares Ribeiro
Professores, estudantes e representantes de entidades acompanharam a solenidade
Professores, estudantes e representantes de entidades acompanharam a solenidade

A Universidade Paranaense (Unipar), Uni­dade de Francisco Beltrão, inaugurou na segunda-feira, 12, o Centro de Empreende­dorismo e Inovação (CEI). O ambiente é uma das ini­ciativas possibilitadas via projeto de Educação Empreendedora, desenvol­vido em parceria entre Unipar e Sebrae.

Elizandro Ferreira, gestor dos Projetos de Educação Empreendedora e Startup da Regional Sul do Sebrae, disse que ver a materialida­de da proposta, que come­çou em 2016, é muito gra­tificante. Para ele, o CEI é um divisor de águas: “Para fomentar as peque­nas e microempresas é preciso ser competitivo, para ser compe­titivo tem que inovar, para inovar é necessário pes­quisa e para ter pesquisa é fundamental ter professor pesquisador”.

Também participaram do ato solene representantes de cooperativas de crédito, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sincobel.

O vice-prefeito e se­cretário de Planejamento, Antônio Pedron (PSC), pa­rabenizou a Unipar por sua visão empreendedora e por investir em atividades que despertam o empre­endedorismo nos alunos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econô­mico e Tecnológico, Inácio Pereira, lembrou que em­preender é sair da zona de conforto.

Tarsizio Bonetti, presi­dente da Associação Em­presarial, em seu discurso, falou que a entidade está disposta a transformar Francisco Beltrão num grande polo de inovação e para isso precisa do apoio das universidades e de ini­ciativas como a da Unipar. “Temos um desafio para fazer com que as empresas ousem mais, invistam mais para construirmos grandes empreendimentos”, comen­tou.

Em seu pronunciamento, o diretor da Unipar, pro­fessor Claudemir José de Souza, mencionou o Centro Integrado de Apoio a pro­jetos Empresariais (Ciape) e agora o CEI, ambos com o objetivo de apoiar os pe­quenos empreendedores com foco na geração de em­prego e renda.

O Centro de Empreendedorismo e Ino­vação é uma atividade dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. É um projeto piloto que deve ser lançado nas outras unidades da Unipar. A sala foi deco­rada por professora e alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Não queremos que nosso aluno saia daqui para trabalhar como empre­gado, queremos que ele saia empreendedor”, arrematou o diretor.

Além disso, ele informou que a Unipar adotou a disciplina de em­preendedorismo em todos os cursos da Iinstituição.

Ao final do evento, a Unipar assinou um convênio com a Associação Empresarial que prevê desconto nas mensalidades para alunos de empresas filiadas à enti­dade.

Redes sociais>