Profissão: Unipar abre Hospital Veterinário para visitação de estudantes
Publicado em: 28/11/2018 às 15:00
Vários já aproveitaram a chance, entre eles uma turma do Alfa passou horas assistindo a atividades práticas
Quem conhece o Hospital Veterinário da Universidade Paranaense – Unipar, em Umuarama, confirma: é uma das estruturas de ensino, pesquisa e extensão mais bem aparelhadas dessa área, no Paraná. Não tem quem não se surpreenda com a sua grandiosidade e seu aparato tecnológico.
Partindo do princípio de que tudo o que é bom tem que ser mostrado, o curso de Medicina Veterinária da Unipar abre o megaprojeto para visitação, ao longo do ano. Professores recebem alunos do ensino médio, interessados em aprender sobre esta profissão que tem por missão cuidar da saúde e do bem-estar dos animais. É só agendar.
Dono de uma gigantesca estrutura, o HV dá suporte a aulas práticas e a atividades de projetos de extensão universitária e de pesquisa. Desde o primeiro ano do curso, o aluno pode participar desses projetos. Animais domésticos e selvagens, de várias partes do Paraná, são atendidos no HV da Unipar.
Tratando-se de um hospital escola, foi projetado para dar pleno rendimento ao ensino das diversas especialidades da profissão. Em tempo em que cresce cada vez mais o amor, o respeito e o zelo pelos animais, é importante destacar que as equipes do Hospital Veterinário da Unipar estão atentas e, a cada ano, reformulam o plano pedagógico do curso para ajustá-lo a estas tendências, incluindo na grade curricular disciplinas que discorrem sobre especialidades como cardiologia veterinária, homeopatia, oftalmologia veterinária, odontologia veterinária e atendimento a animais silvestres.
Ambientes
O HV é dividido em vários ambientes. Fazem parte, entre outros, ambulatórios, incubadora neonatal, UTI, alas de internamento (com enfermeira 24 horas para cuidar dos animais internados), salas de cirurgia, troncos de contenção (com arquibancada), farmácia hospitalar, laboratório de reprodução animal, laboratório de análises clínicas, setor de anatomia e museu, setor de diagnóstico por imagem (formado pela unidade radiológica veterinária e unidade de ultrassonografia e eletrocardiografia), sala de ordenha (do projeto Unileite) e, muito bem equipado para evitar infecção hospitalar, setor de esterilização.