Centro de Empreendedorismo incentiva acadêmicos na fomentação de ideias
Publicado em: 26/11/2018 às 17:00
Seminário e curso marcaram inauguração do CEUP, que contou com a presença de professores e estudantes
Fomentar as ideias empreendedoras, prestar suporte ao desenvolvimento de negócios e integrar os meios envolvidos são os principais objetivos do CEUP (Centro de Empreendedorismo Unipar), inaugurado no último dia 12, na Unidade de Toledo. O espaço versátil também instiga as iniciativas inovadoras dos acadêmicos e da comunidade, permitindo o encontro de pensamentos diferentes, mas com os mesmo ideais.
“O projeto surgiu em parceria com o Sebrae”, afirma o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Fernando Botelho. “É um ótimo local para a criação de empresas no modelo startup, por exemplo”, ressalta.
Segundo Botelho, é preciso movimentar a cultura empreendedora, pontuando que já existe é uma tendência de unir diferentes pensamentos no mesmo espaço. “O CEUP também poderá ser utilizado para atividades de extensão dos cursos de todas as áreas. Afinal, todos podem empreender”, enfatizou, ao acrescentar que o Centro é uma importante ferramenta dentro do universo acadêmico.
Para o diretor da Unidade, professor Sergio Ricardo Ferrazoli, o projeto é a concretização de uma iniciativa que irá contribuir na formação acadêmica dos alunos. “Tenho certeza que aqui dentro podem surgir muitos projetos empreendedores e inovadores que vão contribuir par o desenvolvimento de nossa cidade e região”, anima-se.
Atividades de inauguração
Para marcar a inauguração do espaço, a Unipar promoveu dois eventos: o seminário Centro de Empreendedorismo, ministrado pelo consultor Irwin Daniel Escher, que destacou a importância do CEUP para a Unipar e a sociedade; e o curso de Canvas Business e Canvas Proposta de Valor, conduzido pelo consultor Rogério Garvão, que apresentou, de forma prática, a metodologia relacionada à modelagem de negócio, fazendo com que acadêmicos interagissem, independente da área do conhecimento.
Segundo Garvão, a ideia era fazer com que eles se sentissem confiantes e à vontade para discutir as problemáticas apresentadas.
“Com as atividades práticas enaltecemos a importância dessa ferramenta que visa desenvolver a consciência empreendedora nos acadêmicos, preparando-os para atender a necessidade do mercado atual, o qual precisa de pessoas com capacidade e ideias que otimizem soluções de problemas”.