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Curso de Enfermagem apresenta trabalho no Congresso Brasileiro
Publicado em: 26/11/2018 às 14:00
Evento foi realizado em Curitiba e teve mais de cinco mil inscritos de todo País
Alunos e professores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, participaram do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), em Curitiba, entre os dias 13 e 16 de novembro. A Instituição aproveitou para divulgar trabalhos científicos no evento.
Neste ano, a programação científica do CBEn foi orientada pelo tema central “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. O assunto se desdobrou também para o desenvolvimento do 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde (Senabs) e do 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (CLAHEn).
O tema foi escolhido a partir de consulta pública em redes sociais. Segundo a professora Lediana Dalla Costa, coordenadora do curso, o evento foi encerrado, deixando um legado de união e fortalecimento da profissão. Profissionais e acadêmicos compartilharam conhecimentos com apresentações de trabalhos no formato de pôster, no qual foram mais de cinco mil inscritos, de todo o Brasil.
Além disso, foram abordados assuntos atuais e extremamente relevantes em todos os aspectos, como novas tecnologias no cuidado a feridas, técnicas assistenciais privativas do enfermeiro, aspectos bioéticos atuais, cuidados paliativos, enfermeiro na indústria, terapias alternativas e o atendimento em saúde a violência, que demonstraram um novo cenário de atuação profissional, que pode ser estruturado durante a graduação.
Para muitos acadêmicos, foi a primeira apresentação em um congresso deste porte, como é o caso de Andréia Zanella (aluna da 3ª série do curso) que relata: “Esta foi minha primeira participação em um Congresso de Enfermagem, experiência única e apaixonante, que reuniu profissionais nacionais e internacionais, um evento com ampla diversidade que envolve muito conhecimento e cultura”.
Os estudantes do curso ainda ressaltaram a importância de apresentar seu trabalho no 70º CBEn. As acadêmicas do 4º ano, Thaísa Borges França e Jaqueline Brugali. Esta conta: “tivemos a oportunidade única de participar de debates, palestras e mesas redondas, com profissionais de todo o Brasil e exterior, discutindo os principais avanços da Enfermagem, bem como a apresentação de trabalhos científicos produzidos por acadêmicos e professores. Voltei com uma bagagem de conhecimento satisfatória, a qual superou todas as minhas expectativas em relação ao Congresso, ampliou minha visão e perspectivas em relação ao futuro e horizontes em que o cuidado da enfermagem pode oferecer a carreira profissional no âmbito nacional e internacional”.
Para as futuras enfermeiras Isabel Canto Silva, Lais Giongo Heissler e Andreza Tonello a participação no Congresso proporcionou um conhecimento amplo das várias áreas que a enfermagem pode ser exercida, desde atualizações, exposições de tecnologias atuais e novos conhecimentos. “É vivenciar algo incrível que com certeza irá alimentar o conhecimento e a vida profissional, é atualização de conhecimento!”
Lediana fala da importância que essas experiências têm para a vida dos acadêmicos: “A participação deles em eventos de tão grande porte como o 70º CBEn, nos proporciona maiores expectativas quanto aos profissionais que estamos formando, pois é na participação de eventos como este que identificamos o caminho dos nossos alunos e isso nos motiva a cada vez mais para trabalhar incansavelmente e com amor pela enfermagem”.
A professora Jolana Cavalheiri ressalta: “Este foi um Congresso que superou expectativas, compartilhamento de conhecimento, discussão e aprofundamento em vários temas. Foi possível ver o comprometimento dos alunos, professores e enfermeiros com o futuro da profissão, preocupados com as políticas de saúde e uma assistência humanizada. Quanto aos nossos alunos é muito gratificante ver o quantos eles crescem nestas discussões, nas apresentações dos trabalhos e no reconhecimento por outros profissionais. Isso nos faz, enquanto professor, querer trabalhar mais e mais e incentivar nossos alunos a pesquisa e a ser melhores profissionais”.