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Estudantes de Engenharia Civil da Unipar participam do “Desafio de Pinguelas”
Publicado em: 23/11/2018 às 15:00
Também toparam, com muita empolgação, o Desafio de Torres; ambos exigem conhecimentos multidisciplinares
Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, frequentemente são motivados por desafios que conciliam rotinas teóricas com atividades práticas. Podem ser consideradas metodologias ativas, uma evolução no processo de ensino/aprendizagem utilizada pelo curso desde a sua implementação. Neste mês foram concluídos os desafios de pinguela e de torres com o simulador de estruturas ‘mola’.
O desafio de pinguela sugere a construção de uma ponte improvisada. A professora Cristiane Zuffo Marasca coordenou o processo no sentido de projetar e construir uma estrutura treliçada, sendo que as pinguelas deveriam ser construídas com materiais disponibilizados e padronizados para suportar um carregamento distribuído de uso, sem ruptura.
Neste caso, os alunos exercitaram a concepção e dimensionamento estrutural, atendendo ao processo de execução do projeto e cumpriram a interdisciplinaridade, com a execução da pinguela. Todas as pinguelas projetadas e construídas obtiveram sucesso no desempenho estrutural, informa a professora.
Já o Desafio de Torres, com o simulador mola estrutural, trouxe como relevância o contexto da estabilidade dos edifícios, também compatível com a interdisciplinaridade construtiva. Os alunos deveriam construir torres com o simulador, com maior altura e menor número de peças.
Segundo o coordenador do curso, professor Cledison Zatta Valdameri, as atividades integradas fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos no curso, assim como possuem uma importância muito grande para a facilitação de visualizações de difícil compreensão no contexto teórico.
Para o coordenador, esses trabalhos multidisciplinares que constantemente são propostos foram fundamentais para levar o curso a conquistar o melhor IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) da região e a ficar entre os melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil, com a nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), ambos aplicados pelo Ministério da Educação.