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NOTÍCIA

Enfermagem: Acadêmicos participam de aula prática sobre crise psiquiátrica

Publicado em: 16/11/2018 às 16:00

Para discutir o assunto, foram convidadas duas ex-alunas, as enfermeiras Meridiane Habeck Tsukada e Fernanda Novaes

Aula prática demonstra situação durante intervenção ao paciente em crise psiquiátrica
Aula prática demonstra situação durante intervenção ao paciente em crise psiquiátrica
Acadêmicos e as egressas convidadas, que atuam no Samu

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participaram de aula prática da disciplina ‘Saúde mental e psiquiatria II’, ministrada pela professora Marileisa Barbosa (em 29/10).                                            

Foram convidadas as ex-alunas, enfermeiras Meridiane Habeck Tsukada e Fernanda Novaes, para discutir com os futuros enfermeiros situações reais que acontecem em intervenção ao paciente em crise psiquiátrica. Elas, que trabalham no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) do município de Guaíra/PR, relataram várias de suas experiências.

As enfermeiras apresentaram as formas de procedimentos terapêuticas no atendimento emergencial em psiquiatria, os mecanismos de enfrentamento adequado, as resoluções de problemas e a abordagem de suporte geral e individual. Os estudantes participaram da execução da técnica de contenção física na hora do atendimento emergencial.

A professora Marileisa destaca que atividades práticas e reflexivas, como essa, propiciam uma gama enorme de conhecimentos, fundamentais para a formação profissional dos estudantes. “Todos aprendem conceitos sobre a aplicação de tecnologias relacionais e estratégias de comunicação terapêuticas no cuidado em saúde mental, sendo este um instrumento fundamental nos diversos campos do trabalho em saúde”, ressalta.

E complementa: “O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina permite aos acadêmicos de Enfermagem a capacitação para manejar o paciente em crise e intervir na situação de emergência em saúde mental, a partir de uma avaliação humanizada e singular, com habilidade terapêutica e rapidez para tomadas de conduta”.

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