Você está aqui: Notícias > Em Congresso, curso de Odontologia discute os princípios da estética
Em Congresso, curso de Odontologia discute os princípios da estética
Publicado em: 12/11/2018 às 15:00
Além de palestras com outros assuntos, evento foi pautado por bate-papo com ex-alunos, fórum pedagógico, atividades culturais, mostra científica e entrega de certificado de honra ao mérito
Com o intuito de enriquecer ainda mais a formação acadêmica estudantes, colocando-os em contato com temas atuais e relevantes da área, a Universidade Paranaense promoveu o Congresso de Odontologia. Integrando alunos das Unidades de Umuarama e Cascavel, o evento foi guiado por palestras, apresentação de trabalhos científicos, fórum pedagógico e de egressos, atividades culturais e entrega de certificado de honra ao mérito (entre 22 e 24/10).
A abertura oficial foi realizada no Teatro Unipar, em Umuarama. A coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, deu início aos trabalhos enfatizando a importância do Congresso no currículo dos estudantes. O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou.
A parte cultural ficou por conta dos próprios acadêmicos e os professores, que apresentaram números de música ao vivo e dança; familiares de alguns alunos também participaram. A escola de dança Balerina abrilhantou a noite com apresentação de suas alunas. Ao final, a coordenação premiou com certificado de honra ao mérito os alunos que obtiveram a melhor média e os professores com melhor avaliação, escolhidos pelas turmas.
As palestras foram transmitidas por videoconferência de uma Unidade para a outra. Um dos temas foi proferido pela professora Fabiana Naufel, da Unioeste/Cascavel. Sua fala foi sobre os princípios que regem a estética em Odontologia, apresentando casos clínicos e abordagens. “Para nosso sucesso, o êxito em Odontologia e tratamento restaurador deve depender sempre do paciente, do operador e do material a ser utilizado. Nada adianta grandes reabilitações se o paciente não ter o cuidado devido”, disse.
A professora atenta que a grande habilidade na estética é descobrir se o paciente é um bom paciente para aquela reabilitação, afirmando que nem todos os pacientes são elegíveis para restaurações estéticas. Também observa que o sucesso, em casos onde o paciente tem resina composta, é quando existe harmonia, função e estética. “Temos que conversar com o paciente e não esquecer que há uma tríade estética, que inclui dentes, estrutura labial e arquitetura gengival”, frisa Naufel.
Trauma Oclusal: Mitos, Verdades e Soluções foi o tema proposto pela professora Mirella Campos, da USC (Universidade do Sagrado Coração) de Bauru/SP. Outro assunto que entrou na pauta foi Controvérsias Clínicas e Terapêuticas na Odontologia, com o professor Alberto Consolaro, da USP (Universidade de São Paulo). Também foi discutido o tema Uso Racional dos Antibióticos em Endodontia, ministrado pelo professor Guilherme Rodrigues, da Faculdade de Odontologia da APCD, de São Paulo. O doutor adentrou ao caminho da infecção pulpar, formação do biofilme, como agem os antibióticos, causas das infecções resistentes, indicação na endodontia, drenagem, entres outros assuntos referentes.
Em Umuarama, o Fórum Pedagógico, com envolvimento das turmas, debateu melhorias para o projeto político-pedagógico da graduação. No Fórum de Egressos, as ex-alunas Lilian Fabre e Melissa Ribeiro compartilharam com as turmas suas experiências acadêmicas e profissionais. Na Mostra Científica, estudantes apresentaram trabalhos na forma de painel e oral.
“O Congresso superou nossas expectativas. E essa troca com profissionais qualificados é algo sempre muito interessante e positivo. É uma oportunidade de oferecer algo mais para o nosso aluno, que vai além dos conteúdos estudados em sala de aula, trabalhando os aspectos pedagógicos e enriquecendo a formação acadêmica”, afirma a professora Cintia Araújo.
Já em Cascavel, houve também apresentação de trabalhos de conclusão de curso, premiações dos melhores trabalhos em cada área, noite cultural, com apresentações de música e teatro, instigando a criatividade e revelando talentos do curso. E, ainda, Fórum de Egressos. Compartilharam experiências quanto à vida acadêmica e os desafios da profissão os cirurgiões-dentistas Cristian Statkievicz, Alcir Mosconi e Aline Andrade, que se pronunciou por vídeo direto da Nova Zelândia.
O coordenador do curso, professor Laerte Bremm, reconhece a importância de compor um Congresso com temas atuais, como as palestras oferecidas. “A proposta é qualificar nossos alunos para que sejam profissionais diferenciados no mercado de trabalho e o Congresso possibilitou trazer profissionais de referência, que têm rigor científico, e temas atuais, como a classificação nova das doenças periodontais”, observa, destacando, ainda, a essência de premiar os trabalhos, promovendo a valorização do esforço acadêmico.