Você está aqui: Notícias > Aula prática: Patologia foi tema da pós em Clínica Médica de Animais de Estimação
Aula prática: Patologia foi tema da pós em Clínica Médica de Animais de Estimação
Publicado em: 07/11/2018 às 17:00
O convidado foi o conceituado professor doutor Breno Fernando de Almeida, do Instituto Brasileiro de Medicina Veterinária
A Universidade Paranaense – Unipar lançou em Umuarama, neste ano, a primeira pós-graduação em Clínica Médica de Animais de Estimação, na modalidade Lato sensu, e os resultados estão sendo comemorados, já que se trata de um curso planejado e estruturado com recursos de alto nível.
Um dos diferenciais dessa especialização é que oferece atividades práticas e outro é o corpo docente, formado por professores conceituados, a maioria mestres e doutores. Também eleva o conceito da especialização a abordagem da clínica cirúrgica de felinos silvestres e pets exóticos.
As aulas práticas são realizadas no Hospital Veterinário, com o que há de melhor para a realização dos procedimentos cirúrgicos e clínicos. Os módulos dos assuntos focados abrangem as áreas ortopedia, oncologia, odontologia, oftalmologia, alergologia com ênfase na dermatologia, patologia clínica e medicina de felinos e reprodução de cães e gatos.
No módulo ‘Clínica Médica de Pets exóticos’, com o professor Felippe Azzoline, responsável pelo zoológico da Unisep (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), de Dois Vizinhos, as práticas aconteceram com serpentes e papagaio.
Muito produtiva também foi a aula prática com o professor doutor Breno Fernando de Almeida, que ministrou o módulo Patologia Clínica e Laboratorial. Ele, que leciona na pós-graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Veterinária, é especialista em diagnóstico veterinário, mestre e doutor em Ciência Animal, atuando na fisiopatologia médica e imunologia em pequenos animais.
A coordenadora da pós-graduação, professora Regiane Pereira, diz que a especialização está em nível de excelência: “O campo de atuação em Medicina Veterinária nessa área está em alta e cresce em torno de 4 a 5% ao ano; talvez isso explique o grande interesse pelo curso”, comemora a professora.
O curso atraiu Rodrigo Pereira Jeorge, médico veterinário da Clínica Pet e Vet, de Umuarama. Ele diz que foram vários fatores que pesaram na escolha dessa especialização na Unipar. “As muitas referências que tive em relação à estrutura da Instituição, ao corpo docente e também por ser em Umuarama facilitaram essa decisão. Nossa região estava precisando dessa iniciativa e eu aproveitei”.
Os profissionais interessados na especialização poderão se inscrever para a turma de 2019-2020, na página da pós-graduação, no site da Unipar.