Você está aqui: Notícias > Profissão na pauta: Unipar Aberta recebe estudantes de várias escolas da região
Profissão na pauta: Unipar Aberta recebe estudantes de várias escolas da região
Publicado em: 06/11/2018 às 15:00
Foram mais de 2,5 mil estudantes que puderam conhecer a Unipar por dentro e seus projetos que ampliam os conhecimentos do seu alunado
Um dos maiores projetos da Universidade Paranaense que promove integração com estudantes de ensino médio foi realizado com grande sucesso, em Umuarama. O ‘Unipar Aberta’ é o dia em que a Instituição, como o nome diz, abre suas portas para visitação.
Nesse dia, nos três períodos (manhã, tarde e noite), foram recebidos mais de 2,5 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, de Umuarama e cidades da região. Coordenado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Unipar o evento, que chegou à 18ª edição, foi realizado no Câmpus III (em 31/10).
Todos os cursos de graduação, das modalidades presencial, semipresencial e a distância, participaram. As equipes, formadas por professores e acadêmicos, dedicaram horas de trabalho para fazer bonito na recepção aos convidados. Cada curso montou seu espaço, com materiais e outros recursos que mostram as características de cada um.
Nos espaços cenográficos, investiram muita criatividade, que pôde ser vista também nas ações que programaram para atrair a atenção dos visitantes. O curso de Medicina Veterinária, além de expor seus diferenciais, levou cães da SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) para adoção; alguns foram adotados.
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil também capricharam nos atrativos: montaram ambiente com luz negra, usaram maquetes para abordar habitação e óculos de realidade aumentada, que permitia, ao observador, ver projeto do interior de uma residência.
Um robô provocou sensação no espaço do curso de Sistemas de Informação e um protótipo de veículo, no da Engenharia Mecânica. O curso de Pedagogia mostrou jogos educativos, o de Publicidade e Propaganda, junto com o curso Produção Audiovisual, montou exposição de fotografia, o de Direito realizou júri simulado e o de Química Industrial surpreendeu com experiências ‘mágicas’.
Grande presença também tiveram os cursos de Odontologia e o de Medicina, assim como os de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Nutrição. Todos trabalharam assuntos ligados à melhoria de qualidade de vida, ressaltando o papel do profissional de cada área nessa missão.
A turma de Estética e Cosmética usou uma estratégia divertida: inspiradas no Halloween, acadêmicas usaram pintura de rosto. As maquiagens remetiam a conhecidas figuras de monstros e caveiras mexicanas. Já o curso de Engenharia Agronômica se dedicou a explicar sobre o papel do profissional na produção de alimentos.
O tour incluiu, entre outros ambientes, laboratórios das engenharias (Ambiental, da Computação, de Software, Elétrica, Mecatrônica Mecânica e Química) e dos cursos de Educação Física, de Administração, Ciências Contábeis. Os estúdios da TV UP que, além de transmitir os programas da emissora, servem para gravação das aulas das modalidades de ensino semipresencial e a distância, foi outra parada obrigatória.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou o evento da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Unipar. Ele visitou os espaços e elogiou o talento dos autores na criação de cada um. “Foi um trabalho exemplar, capitaneado pela professora Terezinha, do qual podemos nos orgulhar; com esse investimento inteligente e oportuno, fizemos bonito e impressionamos, embora temos muito mais para mostrar à comunidade. Isso literalmente é apenas uma mostra da grandiosidade da Unipar”, comentou.
Comissão organizadora
O ‘Unipar Aberta’ é um projeto extensionista que começa a ser preparado meses antes. Os trabalhos envolvem muitas pessoas, entre professores, acadêmicos e funcionários da Instituição. À frente de tudo está a professora Terezinha Aguiar, chefe do DCSU. Auxiliada pela coordenadora do curso de Educação Física, professora Silvia Sucupira, e pelo professor de Artes, Luiz Fernando Guarnieri, ela diz que o evento, que está na 18ª edição, alcançou todos os objetivos.
“Nossos ambientes ficaram lindos, bem organizados e muito interessantes; pelo que víamos, nossos visitantes se encantaram com tudo o que mostramos”, destaca, agradecendo o empenho de todos que colaboraram na realização. “A mudança de local [até então o projeto era realizado no Câmpus-Sede] acabou se tornando uma novidade que agradou a todos, pois tivemos muito mais espaço para trabalhar. Assim, fechamos o evento com a sensação de que passamos a mensagem proposta: a de mostrar o grande potencial da Unipar na formação de profissionais para a sociedade”, acrescenta.
Segundo ela, também houve empenho das equipes em abordar particularidades das profissões e mercado de trabalho: “Isso por que essa ação também faz parte da campanha do nosso vestibular; estamos em período das inscrições e muitos estudantes precisam de orientação para fazer a escolha, com mais segurança, da carreira que quer seguir”.