Você está aqui: Notícias > ‘Mês da Criança’: Ações do curso de Educação Física recebem mais de dez mil
‘Mês da Criança’: Ações do curso de Educação Física recebem mais de dez mil
Publicado em: 01/11/2018 às 15:00
E foram mais de cem mil atendimentos, em oito municípios, com monitoria dos estudantes e supervisão de professores
Celebrando o Dia da Criança, o curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, organizou uma programação recreativa especial no mês de outubro. Via projeto de extensão Espaços de Lazer, as atividades espalharam alegria em diversos locais de Umuarama e em mais sete cidades da região. E o balanço foi bastante positivo.
As ações do ‘Mês da Criança’ contemplaram cerca de dez mil crianças, em cidades da região: em Perobal, em parceria com a prefeitura, foram 1,2 mil crianças; em Tapira, com a prefeitura, duas mil crianças; em Ivaté, com parceria da Usina Santa Terezinha, 1,2 mil crianças; em Xambrê, no Projeto Sem Nome, 500 crianças; e em Quarto Centenário, com a prefeitura, 500 crianças.
O projeto do curso de Educação Física da Unipar também foi levado a Goioerê, em parceria com a prefeitura, onde recebeu 600 crianças; e a Palotina, onde foram duas ações, uma com parceria da prefeitura, quando foram atendidas 1,5 mil crianças, e outra com parceria do ‘Cooperjovem’, programa desenvolvida pela cooperativa C.Vale, para 1,6 mil crianças.
Em Umuarama, as atividades foram realizadas no Harmonia Clube de Campo, para os filhos dos associados (cerca de 800 crianças compareceram), e, com parceria da Fundação Cândido Garcia, no Parque Industrial, beneficiando o projeto ‘Vida e Solidariedade’ (cerca de 500 crianças).
O projeto colocou à disposição das entidades promotoras brinquedos infláveis e didáticos. Entre eles estavam tobogã, escalada, pebolim humano, fut-sabão, piscina de bolinhas, circo, mate-cai, cama elástica, touro-mecânico, guerra de cotonetes, ginástica maluca, pintura de unhas e de rosto. Para todas, também teve algodão doce e pipoca, de graça.
A coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira, diz que o projeto busca oferecer momentos memoráveis às famílias, que contribuem com a integração entre universidade e comunidade. “Essas atividades lúdicas, além de promover a socialização das crianças, permitem que elas se divirtam, desenvolvendo a coordenação motora e potencializando a capacidade cognitiva e afetiva”, avalia. E informa: foram mais de cem mil atendimentos.
Essa grandiosidade toda, segundo a professora, também beneficiou os acadêmicos: mais de cem foram escalados para monitorar as brincadeiras. “Eles puderam vivenciar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula, sim, mas as vantagens vão além. Esses eventos propiciam aos estudantes a oportunidade de desenvolverem o senso crítico quanto ao perfil do profissional de recreação, tão valorizado hoje em dia em nossa sociedade”, diz a coordenadora, elogiando o empenho de todos.
A acadêmica Jhuliany Mayara de Castro participou das tarefas de monitoria. “Esse tipo de ação nos ajuda a lapidar nosso senso humanístico; ao contato com as crianças, pude conhecer a realidade delas e não fazer diferenciação no tratamento, sendo elas carentes ou não”, conta.