Você está aqui: Notícias > Medicina: Com apenas 60 vagas, inscrição para vestibular vai até o próximo dia nove
Medicina: Com apenas 60 vagas, inscrição para vestibular vai até o próximo dia nove
Publicado em: 26/10/2018 às 17:00
Inaugurado este ano, curso segue cumprindo suas metas; a prova está agendada para o dia 25 do mês que vem
A Universidade Paranaense – Unipar a partir deste ano passou a ter, entre suas mais de cem opções de cursos de graduação e pós-graduação, o de Medicina. Com sessenta alunos de várias cidades do Brasil, o curso ao longo desses sete meses vem cumprindo todas as suas metas. As inscrições para o vestibular estão abertas e a prova está agendada para o dia 25 de novembro.
“Felizes com as respostas positivas que o curso vem gerando, já estamos trabalhando para receber os estudantes que vão compor a nossa segunda turma”, diz a coordenadora, professora Maria Elena Diegues. Na primeira estão estudantes de Umuarama e de todas as regiões do Paraná; de fora do Estado, tem de Itaperuna/RJ, Barra Velha/SC, Sete Quedas/MS, Erechim/RS e Belo Horizonte/MG.
Segundo a coordenadora, a meta mais importante para todos os envolvidos na implantação do curso era desenvolver as metodologias ativas dentro de uma dinâmica particular ao perfil da Universidade Paranaense, de forma a envolver os alunos e quebrar as resistências ao novo processo de ensino-aprendizagem.
“Como diferencial, em relação a outras instituições, o curso faz uso de quatro metodologias ativas. Com essa meta temos a certeza de que estamos no caminho certo da consolidação de tudo o que foi proposto para este curso”, diz a médica, que é doutora na área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ela informa que o projeto pedagógico do curso de Medicina da Unipar, avaliado com bom conceito pelo Ministério da Educação, tem como objetivo a formação técnica e humanística, alinhada com os modernos princípios das Ciências Médicas. E aponta, como outro diferencial, a proposta de atividades práticas em conjunto com hospitais da região e com a Rede Municipal de Saúde (postos de saúde). “Além de servir a comunidade, isso garante o exercício da função social da profissão”, destaca.
Um arrojado conjunto de laboratórios faz parte da estrutura disponível, assim como as ferramentas de informática que possibilitam o uso das metodologias ativas do Google for Education. “A proposta da Unipar é oferecer ensino diferenciado para garantir alto padrão de qualidade”, assegura a coordenadora.
Laboratórios para práticas realísticas
No Centro de Simulação em Saúde, montado com aparelhagem de última geração, a Unipar possibilita aos seus alunos aulas dinâmicas e produtivas. Com ambientes que simulam um hospital, o CSS está entre os espaços mais valorizados do curso de Medicina. Conta com consultórios, ambientes pré-hospitalar e hospitalar, bloco cirúrgico e unidade de terapia avançada, onde há “pacientes” (modelos), que simulam doenças. A proposta é levar os alunos a se depararem com situações semelhantes às que serão enfrentadas no cotidiano, aprendendo técnicas e capacidades decisórias. Além do CSS, o curso tem para atividades práticas a UBS (Unidade Básica de Saúde) dentro do Câmpus-Sede da Unipar, com oito mil pacientes cadastrados. Espaços do Hospital Veterinário da Unipar também serão usados pelos acadêmicos de Medicina: a Sala de Técnica Operatória e o Centro Cirúrgico de Pequenos Animais, onde serão ministradas atividades de treinamento de técnicas cirúrgicas e de anestesiologia. Além disso tudo, ainda estão no rol outros 17 laboratórios, que atendem aos cursos da área da saúde da Unipar.