Você está aqui: Notícias > Outubro Rosa: Cursos da área da saúde aderem à campanha
Outubro Rosa: Cursos da área da saúde aderem à campanha
Publicado em: 24/10/2018 às 17:00
Os atendimentos especiais às mulheres acontecem na Unidade Básica de Saúde, instalada no Câmpus-Sede; no dia D, atividades complementares deram um tom festivo ao trabalho do projeto de extensão universitária Centro de Saúde Escola
Como sempre, a Universidade Paranaense aderiu ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Os atendimentos são realizados no Câmpus-Sede, na UBS (Unidade Básica de Saúde). Equipes de professores e estudantes dos cursos da área da saúde participam.
Durante todo o mês, o curso de Enfermagem tem realizado coletas de exame preventivo do câncer de colo do útero, exames clínicos das mamas e solicitações de mamografia, além de orientações sobre prevenção dessas doenças em horários alternativos (à noite) para que as mulheres que trabalham durante o dia tenham acesso também a esses benefícios.
No dia D da campanha, sexta-feira, 19, as atividades foram intensificadas. Enfermagem realizou 35 consultas e fez coleta de material para exame preventivo; também fez exames clínicos de mamas, solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atualização do cartão vacinal.
Já o curso de Medicina instruiu sobre prevenção do câncer de mama, descrevendo os principais sintomas da doença e a importância da autopalpação; os estudantes também auxiliaram no preenchimento da ficha de requisição de mamografia e na entrega de folderes e laço cor-de-rosa, símbolo da campanha.
Odontologia aderiu para fazer avaliações bucais e orientar sobre prevenção do câncer bucal; Nutrição, para fazer avaliação e orientação nutricional; e Psicologia, visando fortalecer a autonomia da mulher, para orientá-las sobre saúde mental e prevenção da violência contra mulher.
Com o objetivo de orientar sobre o uso correto de medicamentos e de fitoterápicos, a participação do curso de Farmácia também foi importante. A equipe presenteou as mulheres com sachês de folhas secas de espinheira santa; o chá dessa erva alivia desconfortos estomacais causados por gastrite e azia.
A autoestima foi reforçada pelo curso de Estética e Cosmética, que investiu em ações de bem-estar, oferecendo massagem relaxante e avaliação da hidratação da pele.
A ação também contou com a participação da médica Letícia Aita, do Laboratório Santa Clara, que esclareceu sobre a prevenção do câncer de colo do útero e a importância do exame citopatológico do colo uterino para diagnóstico precoce da doença.
A enfermeira Marcila Martins de Oliveira, responsável técnica da UBS, coordenou as ações, organizadas via projeto de extensão Centro de Saúde Escola.