UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Integração: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizam Jornada Acadêmica

Publicado em: 18/10/2018 às 16:00

Evento abordou temas sobre inovações tecnológicas, patologias, BIM e condomínios horizontais; também desafiou os participantes nos concursos Charrete e Ponte de Macarrão

Berenice Martins Toralles, da UEL (no centro) com professoras do curso
Representantes da empresa Bravo com professoras do curso
Palestrantes e professores dos cursos
Palestrantes e professores dos cursos
Palestrantes e professores dos cursos
Evento contou com acadêmicos, professores e profissionais da área

Com a participação de acadêmicos, professores, profissionais da área e representantes de empresas, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizaram a 5ª Jornada Acadêmica (de 1 a 5/10).

A programação priorizou palestras. A primeira delas foi com os engenheiros civis Guilherme Calijuri, Rafael Parra, Jeselay Cordeiro e Antônio Belincanta, que juntos ministraram o tema ‘Inovações tecnológicas em fundações profundas’. E a professora Berenice Martins Toralles, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi convidada para falar sobre ‘Patologias na construção civil’.

O tema ‘BIM como gestão de projetos’ também entrou na programação, com palestra de Marcos Vinicius Gil Silveira e Evandro Rodrigues da Silva, da empresa Bravo de Maringá. O mesmo assunto foi abordado pelo acadêmico Jefferson Moreira Alves, do curso de Engenharia Civil da Unipar, que discorreu sobre ‘A tecnologia aplicada à Arquitetura e Engenharia Civil - O universo BIM e suas oportunidades’. E ‘Condomínios Horizontais’ foi tema dissertado pelo palestrante Flávio da Silva Sena.

Durante a semana também foi realizado o primeiro Simpósio ‘Apa Arara’, no qual a palestrante Cristhiane Michiko Passos Okawa, professora da UEM (Universidade Estadual de Maringá), apresentou o tema ‘O uso e ocupação da Apa Arara’, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranavaí.

Houve também gincana e concursos: para acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo foi proposto o Charrete, no qual tiveram que desenvolver um projeto surpresa em 12 horas ininterruptas; e para os de Engenharia Civil, o de construção de pontes de macarrão, quando tiveram que aplicar conceitos das disciplinas de Estruturas.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Allana Mendes, diz que a Jornada tem grande importância para a formação acadêmica. “O evento viabiliza o desenvolvimento de atividades que aliam o conhecimento teórico em sala com a prática do dia a dia”, expressa.

Redes sociais>