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Direito: Ciclo de Estudos Jurídicos aborda delação premiada
Publicado em: 17/10/2018 às 15:00
Além de palestras, houve apresentação de trabalhos científicos de alunos e debates sobre o amplo leque de áreas de atuação do profissional
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou o 33º Ciclo de Estudos Jurídicos do Noroeste do Paraná e o 14º Encontro de Iniciação Científica. Paralelamente aconteceram também o 9º Fórum Pedagógico e a Mostra de Profissões Jurídicas (de 10 a 14/8).
Os eventos tiveram como objetivo proporcionar aos acadêmicos novos conhecimentos e a interação com profissionais gabaritados da área. Estudantes de cursos da área da saúde também participaram.
A série de palestras foi aberta pelo professor da PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Adriano Sérgio Nunes Bretas, que falou sobre delação premiada. Em seguida, a ex-aluna Marisa Alija Ramos ministrou o tema ‘Direito esportivo’. Para falar sobre ‘Perícia médica’ foi convidado o médico Reinaldo Yoshii, de Umuarama.
A programação continuou com professores da Unipar: Marcela Leila Rodrigues abordou o tema ‘Estabilidade das decisões do Tribunal de Contas; Gleiton Gonçalves de Souza, sobre ‘Valorizando a Advocacia: honorários advocatícios’; Arno Pesarini, sobre ‘Tanatologia forense’; e Helton Kramer Lustoza e Luis Irajá Nogueira, ‘Judicialização da Saúde’, destacando as diferentes possibilidades em que o profissional de Direito pode atuar.
No Encontro de Iniciação Científica os estudantes apresentaram, de forma oral, seus trabalhos científicos, que são resultados de pesquisas elaboradas no âmbito da graduação. A banca de jurados foi composta por professores e profissionais da área.
Para o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani, os eventos alcançaram seus objetivos, abordando um amplo leque de áreas de atuação do profissional que não estão contempladas de forma específica na matriz curricular. “Foi uma oportunidade de discutir as inúmeras interfaces entre o Direito e a Medicina, contribuindo para a formação mais completa dos nossos acadêmicos”, afirma.