Você está aqui: Notícias > Justiça no Bairro: Programa sediado pela Unipar atende 10 mil casos
Justiça no Bairro: Programa sediado pela Unipar atende 10 mil casos
Publicado em: 01/10/2018 às 15:00
Promover cidadania é o foco da ação que já faz parte do calendário de Cascavel; os serviços judiciários são gratuitos
Dez mil casos foram atendidos na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, no Justiça no Bairro, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro. O Programa do Tribunal de Justiça do Paraná, criado há 15 anos, acontece em várias cidades do Estado, contemplando pessoas em situação de vulnerabilidade, com serviços nas áreas Cível, Família e de registros públicos, gratuitamente.
A ação aconteceu em parceria com a Unipar, via projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), envolvendo professores e mais de cem estudantes do curso de Direito. Também participaram Sesc/Paraná, Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro e Instituto de Identificação do Paraná - Polícia Civil.
A desembargadora do TJ/PR, Joeci Camargo, é quem conduz o Programa e elogia a parceria: “A Unipar, todos os anos, presta um excelente trabalho, com uma grande equipe, sempre dedicada à execução da parte técnica e humana do Direito. A edição foi espetacular como sempre e pela receptividade da população passou a ser um Programa da própria cidade”.
Um dos serviços mais procurados foi a expedição da carteira de identidade. Já no judiciário, foram realizadas ações judicializadas de curatela e do seguro DPVAT - audiências e perícias, ação de alimentos, divórcio, guarda e visitas, revisional de alimentos, modificação de guarda, retificação de registro civil, investigação de paternidade, execução de alimentos, conversão de separação em divórcio, substituição de curatela, entre outros serviços.
Ainda, estiveram envolvidos juízes, promotores, médicos peritos e psicólogos. Para Juliana Fabiano, atendida pelo Programa, foi efetivo: “Procurei a Justiça Consensual para a realização de divórcio, fui bem atendida e saí com o resultado. Foi fácil e muito importante pela minha condição financeira e por ter esse atendimento no sábado”.
Sobre a importância do Justiça do Bairro, Raquel Lima também reconhece e agradece: “O serviço facilitou fazer o teste de DNA do meu filho e o resultado vai possibilitar regularizar seu registro e, o que é melhor, ele vai crescer sabendo quem é o pai”.
Casamento Coletivo
Como acontece em todas as edições do Justiça no Bairro, o Casamento Coletivo emocionou noivos e convidados. A cerimônia aconteceu no ginásio de Esportes da Neva, com a presença de diversas autoridades, e trilha sonora entoada pelo Coral de Funcionários da Unipar.
A Universidade Paranaense foi representada pelo diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, e pela coordenadora de Comunicação Social, professora Terezinha Aguiar, que foi homenageada pela desembargadora com flores, simbolizando todas as mulheres.