Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Em evento especial, Ciências Biológicas comemora dez anos
Paranavaí: Em evento especial, Ciências Biológicas comemora dez anos
Publicado em: 24/09/2010 às 14:50
Na última avaliação, curso apresentou perfil acima da média e bom conceito final. A 9ª Jornada de Biologia vai comemorar esta e outras conquistas
Formar profissionais competentes e sintonizados com os avanços técnico-científicos, que possam atuar com eficácia no processo ensino-aprendizagem. Esta é a principal missão que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, traçou quando foi instituído em fevereiro de 2000 e vem cumprindo ao longo desses dez anos de existência.
Para comemorar, o colegiado do curso e seus alunos preparam um grande evento: a 9ª Jornada de Ciências Biológicas, programada para 28/9 a 01/10. Palestras e muito dinamismo prometem marcar a jornada. O reconhecimento, com bom conceito, recebido pelo MEC será a ênfase das comemorações.
No primeiro semestre, a comissão de avaliadores do MEC/INEP esteve no Campus para verificar as condições de oferta do curso de Ciências Biológicas e, a partir desta verificação, proceder o reconhecimento do curso. Essa avaliação é de praxe e avalia projeto pedagógico, corpo docente e estrutura laboratorial.
Em documentos, os avaliadores registraram que a UNIPAR “tem como missão a educação integral e a prestação de serviços educacionais através de educação inovadora, com qualidade no ensino, pesquisa, extensão e serviços, formando profissionais competentes e cidadãos responsáveis, nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e melhoria de qualidade de vida”.
Sobre o curso os registros também são positivos. O coordenador, professor Ricardo de Melo Germano, diz que isso confere o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido. “Eles registraram que os conteúdos curriculares são relevantes, atualizados e coerentes com os objetivos do curso e com o perfil do egresso”, comemora Germano.
Nas considerações finais, os avaliadores relataram, também, que após verificação de todas as dimensões analisadas e ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES e no instrumento de avaliação, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas apresenta um perfil acima da média com conceito final 4 de qualidade [o máximo é 5]. “O reconhecimento foi publicado no último dia 30 de agosto no Diário Oficial da União pela Portaria n. 1.213, de 27 de agosto de 2010”, enfatiza.
“Um curso com projetos e ações que visam à formação acadêmica na sua totalidade requer contínua discussão da comunidade acadêmica, sobre quais os rumos se deve tomar na formação do profissional que possa efetivamente cumprir o estabelecido para sua missão. O caminho desenhado para esta conquista no curso de Ciências Biológicas foi a construção do seu projeto pedagógico. Divido o mérito desta conquista com todos os professores e todos os alunos”, ressalta Germano.