Você está aqui: Notícias > Experiência: Direito faz viagem a Brasília para visitas técnicas a tribunais
Experiência: Direito faz viagem a Brasília para visitas técnicas a tribunais
Publicado em: 26/09/2018 às 15:00
Acadêmicos e professores conheceram diversos pontos turísticos da capital federal e tribunais superiores
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizaram viagem a Brasília/DF para conhecer o funcionamento dos Tribunais Superiores, onde participaram, como ouvintes, de sessões de julgamento. Foram à capital do Brasil mais de 50 alunos, acompanhados dos professores Cláudio Cesar Orsi, Dorita Hasse e Elirani Chinaglia.
Os locais visitados foram o Supremo Tribunal Federal – STF, Supremo Tribunal de Justiça – STJ, Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Procuradoria Geral da República e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, além de conhecerem o Palácio do Planalto, Palácio Itamaraty, Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
A professora Elirani conta que nas sessões de julgamento os acadêmicos puderam verificar a atuação do advogado. “Foi uma oportunidade de observar, na prática, a importância do trabalho realizado pelo operador do direito, o qual ressalta pontos relevantes do processo a fim de convencer aqueles que têm a responsabilidade de julgar os processor”. O grupo também assistiu à solenidade de posse do ministro Edson Fachin, no TSE.
Na OAB, a secretária da instituição traçou um histórico da corporação e destacou a importância da realização do Exame de Ordem. Já na Procuradoria Geral da República, os acadêmicos assistiram a um vídeo institucional e conheceram o funcionamento do órgão.
O professor Cláudio Cesar afirma que as visitas aos Palácios do Planalto e Itamaraty proporcionaram aos acadêmicos o conhecimento além das instalações físicas, como fatos que marcaram a história do Brasil: proclamação da independência e a assinatura da Lei Áurea. “A visita técnica possibilita aos alunos vivenciarem o exercício profissional, diminuindo a distância entre a teoria e a prática real”, analisa.
Por fim, o grupo realizou um tour no Museu Nacional Honestino Guimarães, na Catedral Metropolitana, Biblioteca Nacional de Brasília e Memorial JK. “Eles puderam ter contato com as diversas manifestações artísticas e culturais, além da contemplação dos aspectos arquitetônicos da obra de Oscar Niemeyer”, completa a professora Dorita.