UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Eventos de Pedagogia discutem as várias áreas de atuação do pedagogo

Publicado em: 25/09/2018 às 15:00

Fórum de Egressos e Fórum Pedagógico reuniu acadêmicos de todas as turmas

Jogos cooperativos: objetivo foi promover descontração e união
Fórum de Egressos
Fórum de Egressos
Fórum de Egressos
Fórum de Egressos
Fórum de Egressos
Fórum de Egressos
Fórum Pedagógico
Fórum Pedagógico
Fórum Pedagógico
Fórum Pedagógico
Fórum Pedagógico
Fórum Pedagógico
Professora de Pedagogia em palestra
Professora de Pedagogia em palestra
Professora de Pedagogia em palestra
Exposição de painéis
Exposição de painéis
Exposição de painéis
Exposição de painéis
Pais participaram do evento
Pais participaram do evento
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes
Jogos cooperativos: diversão e interação dos participantes

Evento do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, reavalia projeto pedagógico, recebe ex-alunos para debater os novos rumos do mercado de trabalho e promove o Dia da Família, com jogos cooperativos.

Esse é o resumo do que foram o 17º Fórum Pedagógico, que abordou ‘Verificação, negociação e reconstrução do PPC em ação’, e o 15º Fórum de Egressos. Na plateia estavam estudantes e seus familiares.

A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, conduziu os trabalhos. A série de eventos, que reuniu estudantes de todas as séries da graduação, começou com exibição e debate do filme ‘Moonlight’. O objetivo foi discutir diversidade, ética, respeito e cidadania e a formação do pedagogo.

No Fórum de Egressos, que colocou em debate as várias áreas de atuação do pedagogo e as que estão surgindo no mundo contemporâneo, ex-alunas foram convidadas para relatar suas experiências. Oito participaram.

Na sequência, no Fórum Pedagógico, os debates focaram metodologias, ações práticas, conteúdos, gestão escolar, avaliação, projetos de extensão universitária e de pesquisa, entre tantos outros assuntos multidisciplinares. “Discutimos estratégias que visam à melhoria da graduação, dando vez e voz aos nossos acadêmicos para, num processo de retroalimentação, avaliarmos como eles estão olhando o curso e entendendo a evolução das mudanças que propomos em relação às práticas pedagógicas”, explica a professora Maria do Carmo.

Segundo ela, os pais dos alunos foram convidados para participar do Fórum para conhecer o ambiente universitário, conhecer as propostas do curso de Pedagogia e interagir com os professores da Instituição: “É importante que todos compreendam o que é a profissão do pedagogo e, também, que saibam o que os filhos estão estudando e como eles estão sendo conduzidos na construção de suas carreiras”.

O encerramento promoveu integração de todas as famílias, com os jogos cooperativos, o que acabou se tornando um encontro familiar na Universidade, ou o Dia da Família do curso de Pedagogia, como foi batizado. Alegria, descontração e destreza foram as marcas do evento, que também desafiou o raciocínio e a coordenação motora de todos.

“Foi um encontro muito divertido e muito produtivo”, destaca a coordenadora. “Foram eventos que se traduziram numa ação pedagógica de formação e informação, com o objetivo de promover a compreensão do contexto educacional brasileiro atual e reconhecer, nas propostas educacionais apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Pedagogia, a necessidade do diálogo para esclarecimentos sobre as transformações ocorridas”, argumenta, frisando que todos os objetivos foram alcançados.

Redes sociais>