Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é tema de palestra
Publicado em: 21/09/2018 às 16:00
Ministrada pela juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, o objetivo foi ampliar os conhecimentos dos acadêmicos sobre o projeto que está sendo implantado em Toledo
Enriquecer os conhecimentos debatendo assuntos que envolvem questões polêmicas foi o principal objetivo de palestra promovida pelo curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo. A convidada foi a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, que abordou ‘Sistema prisional e APAC’ (em 12/9).
Depois de uma explanação introdutória sobre a realidade do sistema prisional brasileiro, a juíza falou sobre a cadeia pública de Toledo, que está com superlotação, contextualizou a realidade do município e explicou as propostas da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Em Toledo, a APAC está em fase de implantação, com o término da obra previsto para abril de 2019.
A palestra, que reuniu acadêmicos do 2º e 4º anos, ocorreu a convite da professora de Direito Penal e Processo Penal, Renata Torri Saldanha Coelho. A intenção dela foi aprofundar a discussão sobre prisões e sistema prisional.
“É importante trazer temas como este para debate em sala de aula, principalmente quando dizem respeito à nossa cidade”, opina a professora, enfatizando que a palestra foi muito importante para desmistificar algumas ideias que alunos têm sobre o tema. “Após o encontro, quase por unanimidade, os alunos se posicionaram a favor do projeto”.
Para a professora Renata, a palestra reforçou a ideia de que o envolvimento da comunidade é um dos principais diferenciais para que a APAC se funde em bases sólidas. Destacando que a juíza é voluntária no projeto, ela incentiva a comunidade acadêmica a aderir à causa.