Você está aqui: Notícias > Jornada de Medicina Veterinária intercala atividades científicas e sociais
Jornada de Medicina Veterinária intercala atividades científicas e sociais
Publicado em: 18/09/2018 às 16:00
Durante uma semana, estudantes, professores e profissionais debateram temas que estão em evidência na área
Com a participação de estudantes, professores e profissionais da área, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense realizou a 22ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. A Jovet foi guiada por debates de assuntos atuais, focados em áreas de estudos que englobam grandes e pequenos animais. Paralelamente, aconteceu também 16º Fórum de Egressos, com palestras de ex-alunos, que compartilharam as experiências acadêmicas e profissionais (entre 27 e 30/8).
Um dos palestrantes convidados foi o professor Paulo Figueiredo, da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), que falou sobre o controle de qualidade em abate bovino. Controle de qualidade, mas na área de produção de laticínios, também foi assunto da Jovet, com a representante do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), médica veterinária Dione Dal Bem.
Da UEM (Universidade Estadual de Maringá) vieram os professores Antônio Martinez, que abordou o tema Protocolo I.A.T.F. em vacas leiteiras; Marilda Taffarel, que falou sobre a anestesia a campo em equinos; e Natalie Merlini, que discorreu sobre oftalmologia veterinária, além dos médicos veterinários Ana Paula Albuquerque, que falou sobre cardiologia veterinária, e Adilson Paulo Cabral, sobre oncologia veterinária.
A Jornada prosseguiu com as palestras Salmonelose – um problema político ou ético?, com o professor Daniel de Brito; Clínica de animais selvagens, com o professor da Unipar e doutorando Salviano Belettini; Biotecnologias – reprodução de felinos, com o professor Carlos Renato Guaitolini; e Confinamento de bovinos de corte, com o professor e doutorando da Unipar, André Felipe Almada.
Entraram ainda na programação os temas: Segredos da empregabilidade em produção animal; Agressividade em cães – causas, diagnóstico e soluções; Controle de pulgas e carrapatos; Suplementação mineral e vitamínica injetável em bovinos; e Nutrição de bovinos.
“Mais uma vez alcançamos nossos objetivos, ou seja, o de levar nosso aluno a pensar em assuntos diferentes dos abordados nas aulas teóricas e práticas. O intuito na Jornada é possibilitar que agregue novos conhecimentos e desperte o senso crítico”, ressalta o coordenador do curso, professor Luiz Sérgio Merlini.
Ele diz também que “a profissão tem muitos campos de atuação e o contato direto do aluno com profissionais renomados abre novas perspectivas para a área científica e o mercado de trabalho”.
Intervet
Em clima de alegria, companheirismo e responsabilidade social, durante a Jovet aconteceu também mais uma edição da Intervet (Gincana Interna de Medicina Veterinária). Divididos em equipes, os estudantes, professores e funcionários da Unipar disputaram as provas filantrópica (arrecadação de donativos e doação de sangue), cultural (apresentação de paródias) e esportivas (campeonato de truco, corrida de obstáculos, ordenha das vacas, resistência, troca de sexo, entre outras). A equipe Capitão América, do 4º ano, foi a vencedora e recebeu troféu. Na prova filantrópica, os alunos arrecadaram 1.120 quilos de alimentos, 2.940 quilos de ração para cães e gatos e 3.691 peças de roupas; tudo foi doado a entidades filantrópicas. Outro gesto de solidariedade foi a doação de sangue feita por 55 estudantes ao banco do Hemonúcleo.