Você está aqui: Notícias > 14ª Maratona Contábil e Cultural: Competição incentiva o aprendizado
14ª Maratona Contábil e Cultural: Competição incentiva o aprendizado
Publicado em: 14/09/2018 às 17:00
Evento gera interação e disputa de conhecimento entre alunos de todos os anos do curso de Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, entre as diversas atividades aplicadas que estimulam o aprendizado dos acadêmicos, realiza anualmente a Maratona Contábil e Cultural.
Com o tema ‘A arte de multiplicar conhecimentos somando alegria’, neste ano, em sua 14ª edição, a competição envolveu tecnologia. O uso de ferramentas digitais deu mais dinamismo aos trabalhos.
Os acadêmicos dos quatro anos do curso foram divididos em 30 equipes, identificadas com nomes de países, e a maratona foi dividida em duas etapas: na primeira foi aplicado um questionário com 25 questões de múltipla escolha e, na segunda, um outro questionário, só que com 10 questões.
Como resultado, as cinco equipes com maior pontuação foram França, Grécia, Mali, Espanha e Portugal, esta a grande campeã da maratona, com 5.830 Pontos. Os vencedores foram os acadêmicos Sandra dos Santos Oliveira, Gabriel Vivian Rodrigues, Ana Carolina Ribeiro Xavier, Leonardo Rodrigo Gonçalves de Oliveira, Bruna Mayumi Camargo Onada, Guilherme Afonso de Araújo Rosa, Igor Rodrigues Amado, Ana Paula Macedo e Fernanda Silva de Oliveira.
O acadêmico Guilherme Afonso Rosa, da equipe vencedora, conta que a experiência foi enriquecedora: “Como é uma competição que envolve todo o aprendizado do curso, cada um pôde colocar à prova aquilo que já aprendeu e também ter um primeiro contato com conteúdos que ainda virão, o que faz o evento ficar mais estimulante”. Sobre a vitória, ele comemora: “Fico feliz em saber que minha dedicação aos estudos está gerando resultados positivos e isso é muito gratificante”.
100% de presença
O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, conta que a novidade tecnológica tornou mais dinâmica a competição. “Como ferramenta de avaliação nós utilizamos o Quizizz, um sistema que leva o aluno a responder as questões on-line e com o auxílio dos chromebooks disponibilizados para cada equipe. As respostas corretas e respondidas com maior rapidez refletiam em uma maior pontuação e melhor colação do ranking final”, explica, agradecendo a colaboração do corpo docente no sucesso do evento.
Ele ressalta a grande participação por parte dos acadêmicos na maratona: “Ano após o ano o evento atinge suas metas e este não foi diferente: conseguimos atrair todos os alunos para participar da maratona e foi visível o empenho de cada um em querer acertar as questões”.