UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar doa livros para a Renascer e a penitenciária de Cruzeiro do Oeste

Publicado em: 12/09/2018 às 17:00

Foram 736 exemplares, provenientes do desbaste de obras da área de Letras

Livros de escritores importantes foram doados
Livros de escritores importantes foram doados
Livros de escritores importantes foram doados
Com o Reitor Carlos Eduardo Garcia, Inês Gemelli e a juíza Roseli Barcelos
Ato solene de entrega aconteceu na biblioteca do Câmpus III da Unipar
O diretor Luiz Romulo Alberton (à esquerda) também participou
Integrantes da Renascer: Doações vão ampliar acervo da entidade
Integrantes da Renascer: Doações vão ampliar acervo da entidade
Reitor e os diretores das entidades que participaram do ato da entrega, na biblioteca do Câmpus III

A Universidade Paranaense – Unipar, em suas sete Unidades, disponibiliza um grande acervo de livros aos seus acadêmicos e professores para engrandecer o aprendizado. São mais de 400 mil exemplares, em nove bibliotecas.

Neste ano, em Umuarama, buscando reorganizar seu espaço, a biblioteca do Câmpus Tiradentes reuniu 736 para doação, beneficiando a Associação Desafio Jovem Canaã, mantenedora da Fazenda Renascer, e a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO).

A diretora, bibliotecária Inês Gemelli, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de fazer o desbaste de obras da área de Letras, com o critério de manter um exemplar de cada uma e doar os outros, sem comprometer a qualidade do acervo e, consequentemente, o aprendizado dos acadêmicos.

“De tempo em tempo temos que fazer isso, considerando que a Unipar está sempre renovando o acervo de suas bibliotecas”, disse Inês, na recepção aos representantes das entidades que participaram do ato da entrega dos livros.

O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou. Ao se pronunciar, ele lembrou que a biblioteca é um espaço de cultura muito abrangente e a leitura colabora para o aprimoramento intelectual dos leitores. “Por isso estou honrado de participar deste processo caridoso, compartilhando um pouco da missão da Unipar com essas entidades”, destacou.

O diretor da penitenciária, Arnob Lemes, explica que a PECO tem o objetivo de oferecer aos presos o acesso ao conhecimento para tirá-los da ociosidade: “Procuramos mantê-los ocupados, estimulando a leitura para que possam cumprir a pena de uma forma menos degradante e sair dali cidadãos melhores”.

A juíza Roseli Maria Geller Barcelos, da Vara de Execuções Penais de Cruzeiro do Oeste, e a promotora de justiça Wilza de Lacerda, também participaram. Ao fazer uso da palavra, elas elogiaram a iniciativa da Unipar e o trabalho realizado pelas entidades.

Também presente o evento, a professora Zoraide Campos conta que os livros recebidos vão incrementar o acervo da biblioteca da PECO. Ela coordena o projeto ‘Remissão de pena por leitura’.

Para os diretores da Renascer, a doação vem em bom momento. Tânia Maria Reolan disse que a entidade está reativando sua biblioteca. “Para nossos assistidos a leitura é muito importante! Estamos recebendo livros bons de literatura, o que vai fortalecer ainda mais nosso projeto que incentiva essa prática”.

Também participaram do ato de entrega a diretora do CEEBJA, professora Silvia Galerani, e secretária Marcia Regina Rocha Guezzo, o diretor da Unidade-Sede da Unipar, professor Luiz Romulo Alberton, entre outros representantes da Renascer.

Redes sociais>