UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Aula prática: Curso de Engenharia Civil realiza visita técnica em Umuarama

Publicado em: 11/09/2018 às 17:00

Estudantes conheceram a Sanepar, a obra do shopping Palladium e a igreja Catedral do Divino Espírito Santo

Acadêmicos em visita à obra do shopping Palladium
Acadêmicos em visita à obra do shopping Palladium
Acadêmicos em visita à Sanepar
Acadêmicos em visita à Sanepar
Acadêmicos em visita à Sanepar
Acadêmicos em visita à Sanepar
Professora Vanda Zago com a acadêmica Edenise Neuber na Sanepar
Acadêmicos em visita à paróquia Catedral do Divino Espírito Santo
Acadêmicos em visita à paróquia Catedral do Divino Espírito Santo

A Universidade Paranaense – Unipar oferece aos acadêmicos diversas atividades de vivenciarem a prática profissional das carreiras escolhidas. Uma delas é a visita técnica, momento em que o estudante vislumbra as teorias estudadas em sala de aula. Recentemente, uma dessas visitas foi realizada pelo curso de Engenharia Civil, Unidade de Guaíra. Os futuros engenheiros foram a Umuarama, onde conheceram a estrutura da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a obra do shopping Palladium, e igreja Catedral do Divino Espírito Santo.

Na Sanepar, os alunos dos 2º, 3º e 4º anos conheceram de perto todo o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição. A técnica química da empresa, Monya Valloni Rosa, guiou a visita, que se iniciou na estação, onde é feita a captação e o envio para o local de tratamento. A profissional também explicou sobre a importância da mata ciliar para a manutenção dos rios.

No shopping que está em construção, o engenheiro civil responsável, Alessandro Fornazari, apresentou as características da obra que tem cerca de 60 mil metros quadrados. Lá, os visitantes puderam observar detalhadamente as estruturas e o acabamento. O engenheiro ainda explicou toda a trajetória da construção, desde seu início até o momento atual, e as dificuldades que surgiram no processo.

Ao chegar à paróquia Catedral, o grupo conheceu o processo de recuperação estrutural feito nas vigas de sustentação do telhado, que sofreu uma flexão além do recomendado, tornando o local inseguro para utilização. Assim, os alunos puderam entender como ocorreu a identificação da irregularidade nas vigas e como foi feito o processo de recuperação por proteção de cabos para a sustentação das vigas.

“Esse tipo de experiência é de extrema importância para nosso acadêmico, pois dá a ele a oportunidade de visualizar, de forma real, o que é exposto em sala, trazendo clareza e uma melhor absorção dos conteúdos de engenharia”, afirma a coordenadora do curso, professora Vanda Zago, que acompanhou os alunos ao lado da colega Mariana Fiorelli.

Redes sociais>