Você está aqui: Notícias > Com peça que aborda exploração sexual, Pitoresco se apresenta em Tapejara
Com peça que aborda exploração sexual, Pitoresco se apresenta em Tapejara
Publicado em: 11/09/2018 às 15:00
Grupo elaborou repertório exclusivo para o evento, que reuniu membros da Pastoral
Com o objetivo de conscientizar sobre o valor das artes na formação do cidadão, o Pitoresco Grupo de Teatro Unipar da Universidade Paranaense participou de um encontro promovido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e Adolescente, da Prefeitura de Tapejara/PR.
O evento reuniu membros da Pastoral e pais que são assistidos pela Assistência Social do município, no auditório São Tomás de Aquino (em 03/04). O tema abordado foi delicado e denso: ‘Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’.
O Pitoresco redigiu um texto para ser encenado de forma fragmentada. “Inicialmente, mostrou o nascimento, a possibilidade e o dom da vida, utilizado uma técnica muito popular de teatro: o teatro de sombras”, conta o diretor, Luiz Fernando Guarnieri.
Em seguida, o grupo protagonizou cenas impactantes que mostraram a fragilidade e como o abuso e violência sexual podem ocorrer. “Tudo foi muito lúdico e ao mesmo tempo realista”, observa Guarnieri, acrescentando que “a trilha sonora ajudou a marcar as cenas emocionantes, fortalecendo a conscientização do público sobre o tema”.
Em seguida, Guarnieri, que é professor de Filosofia e Sociologia, ministrou palestra, abordando estatísticas, formas do abuso sexual, quem comete, as marcas físicas e psicológicas na criança e no adolescente, entre outras questões relacionadas ao tema.
"Ficamos imensamente felizes pelo convite. Vejo como um reconhecimento que o Pitoresco conquistou pelo belo trabalho que vem realizando”, comenta Guarnieri. “Abordar um tema tão delicado pelo viés da arte torna-se extremamente desafiador, pois é necessário conscientizar, transmitir informação às pessoas. E a arte é um bom caminho para isso, porque ela sempre será aliada à verdade, à comunicação limpa e eficaz", defende o diretor.
Os organizadores elogiaram o trabalho do Pitoresco. “O grupo está de parabéns! Foi uma excelente apresentação”, exclama a coordenadora do SCFV de Tapejara, Eliane Leandra de Abreu Clemente. Segundo ela, tanto a apresentação teatral do grupo, quanto à explanação do tema na palestra foram realizados de forma clara e objetiva, sendo compreendidas e elogiadas pelo público presente.
“Destaco o comprometimento e parceria do Pitoresco, através do coordenador e sua equipe, desde os primeiros contatos no início do ano, não medindo esforços para que este evento acontecesse. Reconhecemos a importância do trabalho realizado visando à promoção social através da prevenção e proteção das crianças e adolescentes”, relata a coordenadora, em carta de agradecimento encaminhada à Unipar.
Coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, o Pitoresco é aberto à participação da comunidade. Quase todos os integrantes são jovens e estudam em colégios da rede pública de ensino e em cursos de graduação da Unipar. Além das aulas gratuitas, alguns ganham também bolsa para participar, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística da Unipar.