UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professor participa do Congresso Mundial de Ciência do Solo

Publicado em: 10/09/2018 às 16:00

Encontro reuniu cerca de quatro mil pessoas de mais de 100 países

Professor Odair Alberton no Congresso que reúne pesquisadores de diversas partes do mundo
Professor Odair Alberton no Congresso que reúne pesquisadores de diversas partes do mundo
Professor Odair Alberton no Congresso que reúne pesquisadores de diversas partes do mundo
Professor reencontra colegas da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Odair Alberton representa a Unipar no Congresso

A 21ª edição do Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS – sigla em inglês) marcou a estreia do Brasil e do hemisfério sul na promoção desse evento que reúne as mais importantes lideranças mundiais de pesquisas de ciência de solo. A Universidade Paranaense – Unipar não poderia ficar de fora de um evento deste porte e mandou como representante o professor e pesquisador Odair Alberton, da Unidade de Umuarama.

O evento foi realizado no hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro/RJ, onde cerca de quatro mil pessoas, de mais de 100 países, estavam presentes (entre 12 e 17/8).

A abertura contou com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti; o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic; o presidente da União Internacional de Ciências do Solo, Rattan Lal; a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Fátima Moreira; e o presidente do Congresso, Flávio Camargo.

Um dos convidados especiais foi o ministro da Agricultura, Blario Maggi, que falou sobre o lançamento do PronaSolos (Programa Nacional de Solos do Brasil), o qual integra dezenas de instituições brasileiras com a missão de mapear 8,2 milhões de km² do território nacional até 2048. Ele também destacou a importância da ciência e, em especial, a ciência do solo, que contribuiu fortemente para o aumento da produtividade e sustentabilidade agrícola brasileira.

Uma das palestras apresentadas foi sobre biodiversidade do solo, com a professora Diana Wall, da Universidade do Colorado/Estados Unidos. Segundo Wall, “os solos são hoje temas de agendas globais, mas a biodiversidade é esquecida. Portanto, precisamos investir mais em pesquisas nessa área”.

Na ocasião, o professor da Unipar apresentou o trabalho de pesquisa intitulado ‘Growth of Cymbopogon citratus inoculated with arbuscular mycorrhizal fungi Rhizophagus clarus and Claroideoglomus etunicatum under phosphorus levels’ (Crescimento do capim limão inoculado com fungos micorrízicos sob doses de fósforo).

 “Participar deste Congresso foi uma experiência enriquecedora, uma grande oportunidade de apresentar minha pesquisa, rever amigos e colegas do Brasil e exterior. O evento me proporcionou ainda uma imensa troca de saberes, ideias e experiências com vários professores, pesquisadores e estudantes; foi tudo incrível”, conta Alberton, que ministra aulas em cursos de graduação e no mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. “Obrigado à Unipar pelo apoio à pesquisa e pela oportunidade de representá-la neste evento de nível mundial”, agradece.

Redes sociais>