Contação de histórias: Projeto de Pedagogia estimula leitura em crianças
Publicado em: 10/09/2018 às 15:00
Acadêmicos desenvolvem diferentes recursos para atrair os pequenos a entrar para o mundo da imaginação
Na Universidade Paranaense – Unipar, os acadêmicos têm diversas oportunidades em atividades de ensino, pesquisa e extensão, que acrescentam conhecimento e fazem a diferença na carreira do futuro profissional. No curso de Pedagogia, Unidade de Guaíra, um dos projetos de extensão disponíveis para os alunos colocarem o aprendizado em prática é ‘A arte de ler e contar histórias’.
Neste ano, como parte da programação anual de eventos da graduação, os acadêmicos do 2º ano desenvolveram diferentes recursos para a narração de histórias. Dentre as atividades, o trabalho mais recente foi realizado através das ‘Caixas de contação de histórias’, uma forma divertida de atrair as crianças para a leitura.
A professora Inês Altenhofen, que coordena os trabalhos, explica que as caixas são suportes na hora da leitura para o vislumbre da narrativa: “São como um presente para ser aberto ao final da escuta. Elas evidenciam o cenário por onde a trama da história se desenvolve e os personagens, sendo um recurso diferente para a apresentação de uma narrativa para a criança".
Ela conta que adquiriu o método nas experiências compartilhadas com a professora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Para o professor José Ricardo Skolmovski, coordenador do curso de Pedagogia, o projeto é imprescindível na formação dos futuros professores. “É preciso despertar em todo docente o espírito criativo e desenvolvedor de novas estratégias. Só assim será possível que nossas crianças também tenham experiências inovadoras e oportunidades de desenvolvimento”.
Ele ressalta ainda que contar histórias para as crianças é uma entrada para o mundo da imaginação. “A habilidade precisa ser adquirida na prática, por meio do uso de diferentes recursos e estratégias, o que possibilita à criança conhecer diferentes portadores de texto e diferentes experiências”, enaltece, enfatizando que a Unipar apresenta situações diferentes para que o acadêmico esteja apto para atuar na área escolhida.