UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Arquitetura lança nesta quinta tema do Charrete

Publicado em: 22/09/2010 às 17:30

Concurso faz parte da Semana de Arquitetura e Urbanismo, que está na 13ª edição. Palestras e oficinas estão na programação do evento aberto na segunda

O professor doutor Silvio Soares Macedo, que abriu o evento
Professor Alexander Hulsmeyer
O evento tem mais de 150 inscritos

Um dos grandes nomes da arquitetura paisagista do Brasil abriu na segunda, em Umuarama, a 13ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – UNIPAR. O arquiteto Silvio Soares Macedo, que é professor da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) veio de São Paulo especialmente para o evento.

Macedo, que é autor de vários livros na área da Arquitetura, entre eles ‘Quadro do Paisagismo Brasileiro’, ‘Parques Urbanos no Brasil’ e ‘Praças’, falou sobre ‘Sistemas de Espaços Livres’. Citando e mostrando imagens dos bons exemplos de ocupação de espaços livres em várias cidades brasileiras, iniciou a palestra alertando de que este assunto precisa de mais atenção por parte dos estudantes de arquitetura e urbanismo. “Existe muito para ser feito no Brasil e são poucos profissionais especialistas atuando”, destacou.

Com o tema ‘Planejando a Cidade Sustentável’, a Semana segue até sexta-feira (24/9). O coordenador do curso, professor Alexander Hulsmeyer, também palestrou. Ele falou sobre a pesquisa que está desenvolvendo com o tema ‘Expansão Urbana de Umuarama’. Entre um tópico e outro, procurou mostrar aos estudantes a importância do trabalhar em equipe, do pensar em conjunto: “Isso é fundamental no processo da busca de soluções inteligentes”.

Oficinas também fazem parte da Semana. Uma delas focou fotografia ‘Capturando Formas’ e foi ministrada pelo professor Murilo Ito, do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda. Também foram abordados os temas ‘Corel Draw Básico’, ministrada pelo professor David Damasceno; ‘Renderizando com o V-Ray’, pela professora Aline Silva; ‘Configurando Pranchas no Paper Space do Auto CAD’, com o professor Cristiano Almeida; ‘Photoshop Básico’, com o professor Fernando Clavisso, e ‘Descomplicando o Geoprocessamento: Usos e Aplicações Básicas’, com o professor Alexander Hulsmeyer.

O Piava, rio que abastece de água Umuarama, também entrou na grade das palestras. Ivaldete Barros, da Sanepar, falou sobre os problemas que assolam a bacia hidrográfica, parte dela localizada na periferia de Umuarama. Um outro tema em pauta foi ‘O Plano Diretor Como Instrumento de Planejamento e Gestão’, com a professora doutora Solange Smolarek Dias, autora do livro ‘Sistema de planejamento para implementação e monitoramento de planos diretores em municípios brasileiros’.

Outra convidada de renome foi a professora doutora Karin Meneguetti, da UEM, que palestrou sobre ‘A Estrutura Ecológico Urbana’. ‘Desenvolvimento Imobiliário: Tendências do Mercado’ foi tema conduzido pelo professor Raul Fulgêncio.

Nesta quinta, às 19h, a professora Gislaine Beloto, da UEM, fala sobre ‘A Cidade Sustentável’. Logo após será lançado o tema do concurso ‘Charrete 2010’.

10ª CHARRETE Depois que é revelado o tema do concurso, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, divididos em equipes, começam a pensar no projeto que irão apresentar no dia seguinte. Eles varam a noite no Campus Tiradentes, trabalhando. Segundo Hulsmeyer, o concurso é inspirado numa tradição das Escolas de Belas Artes. “Contam os professores franceses, que na Charrete de 24 horas, os participantes reuniam-se numa sala assistiam à palestra anunciando o tema situando o problema e depois eram trancados literalmente na sala de aula para trabalhar. Então os alunos compareciam a esses concursos munidos de bibliografia, material de desenho, comida e bebida para sua subsistência. Nesse período, só tinham permissão para ir ao banheiro; decorrido o período de 24 horas, entregavam os trabalhos. O termo Charrete originou-se em função da charrete que passava recolhendo os trabalhos ao término do prazo”, explica. Na Unipar, o objetivo é bastante parecido; após ser anunciado o tema, os alunos terão 24 horas para apresentarem seus projetos. Depois de julgados, o melhor é premiado.

Redes sociais>