UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Projeto de Farmácia foca parasitose

Publicado em: 22/09/2010 às 16:25

Estudantes vão a campo para mensurar a presença e a intensidade de infecções que afetam crianças

Romir Rodrigues em palestra: informações levadas a comunidade são de extrema importância
Alunas auxiliam no projeto

O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, está desenvolvendo um novo trabalho em benefício da comunidade. ‘Verificação do parasitismo infantil em centros de educação infantil de Paranavaí’ é o nome do projeto de extensão que tem por objetivo verificar a intensidade de infecções parasitárias intestinais em crianças.

Coordenado pelo professor Romir Rodrigues, o projeto atende crianças entre cinco meses e seis anos de idade, que frequentam centros de educação infantil filantrópicos da cidade. As análises parasitológicas já foram realizadas pelos estudantes no laboratório de parasitologia da UNIPAR. Os índices são preocupantes. Os bebês são os mais afetados.

As atividades foram supervisionadas pelo professor. “Em função dos resultados das análises, realizamos reuniões com cuidadores e pais de alunos, com o intuito de divulgar medidas higiênico-sanitárias preventivas, a serem praticadas em casa e na escola”, explica. Além de instrutivo, o projeto tem muitos outros pontos que ressaltam sua importância, segundo o professor: “Ele tem duas vias, uma possibilita ao aluno o aprendizado e a interação com a comunidade e a outra faz a sociedade reconhecer as competências do profissional farmacêutico, nas análises clínicas e na prevenção de doenças”. Palestras também compõem a pauta de atividades do projeto. Abordando o tema ‘Parasitismo infantil: destacando as formas de prevenção de enteroparasitoses’, a equipe do projeto discorre sobre as medidas profiláticas que podem ser adotadas em casa e na escola.

Centros de Educação Infantil Santa Terezinha do Menino Deus, Centro de Educação Infantil Semente da Esperança e Centro de Educação Infantil Santa Rita, com abrangência de cerca de 160 pessoas, entre cuidadores e pais de alunos, foram as instituições contempladas. “O objetivo é alertar o quanto é importante a prevenção”.

De acordo com o professor, as informações levadas à comunidade sobre a problemática das parasitoses intestinais e adoção de medidas preventivas simples são de extrema importância. “Estas ações podem ser realizadas a qualquer momento, como a lavagem correta das mãos ao manipular alimentos e depois do uso do banheiro, e a desinfecção de alimentos”, diz.

O Prove (Programa de valorização da educação) auxilia nos trabalhos.

Redes sociais>